PROPAGANDA VENDE, PUBLICIDADE CONSCIENTIZA

 In Artigos


Foto: Coletiva.net

*João Firme 

Recebi, junto com Airton Rocha e Luiz Coronel, a homenagem de Reconhecimento ARP, na tradicional Festa da Associação Riograndense de Propaganda, entidade-mãe do Sindicato das Agências de Propaganda no RS (SINAPRO-RS) e da ALAP – Associação Latino-Americana de Publicidade, esta entidade de utilidade pública, de defesa de direitos sociais, ligada à Cultura, à Arte e à Liberdade de Imprensa.

A cerimônia do Salão ARP Night foi uma noite memorável de alegria, igual ao Clio e Cannes, ocorrida no dia 14 de novembro no Barra Shopping Sul, com o predomínio de lindas “gurias” talentosas. Uma delas me surpreendeu ao pedir a união das produtoras de criação em entidade para afinarem na profissionalização e no crescimento do mercado. Levantei ao lado da presidente Liana Bazanela para beijá-la, mas meus 84 anos me impediram de dar uma de ”Marvel ou Tocha Humana” para a rapidez do ato carinhoso.

O ”tom“ do evento foi de valorização da Propaganda como instrumento de venda de produtos e serviços que nascem todos os dias, assim como disse Erich Fromm ”Nada tipifica tanto a retórica empresarial americana do que a necessidade de criar novos produtos constantemente. De cada dez que nascem, nove fenecem.”

Publicidade é a Conscientização que no Brasil muitas vezes conduz à corrupção, diriam Belmiro Zaffari e Zander Campos. Mas a sociedade está conseguindo reduzi-la “pari passo” .

Hoje quem conscientiza com o aval do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento são as entidades de utilidade pública, reconhecidas pela Receita Federal do Brasil e pelo Ministério da Cultura e da Arte.


Foto: André Ávila/Agência RBS

Parabéns Liana Bazanela, heroína da propaganda gaúcha, premiada em Paris na 2ª Edição do Festival de Publicidade de Gramado no dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil na capital francesa. A láurea veio através da Propaganda Social de Liberdade de Imprensa, enfrentada pelos 28 jornais centenários brasileiros e 12 de países latinos com páginas expostas em 2015 no 20º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. Foi linda de “morrer” pela liberdade de imprensa. O seu espírito organizacional funcionou e foi de primeiro mundo, impressionando o patrocinador da área da exposição, o presidente do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do RS, Andre Jungblut. Você é a Joana D’Arc que a ALAP precisa para continuar com as Edições Extras no exterior, promovendo o novo Brasil com os nossos talentos. Já a convidei, mas sua opção antes era com a ARP, nossa primeira entidade, desde 1958. Continuamos com esperança!

*Publicitário e Jornalista

Recent Posts

Leave a Comment

Start typing and press Enter to search

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!