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BANRISUL, O PRIMEIRO BANCO DA PROPAGANDA

*João Firme

Quem diria que como ex-bancário (trabalhei no Agrícola Mercantil na Rua da Praia como datilógrafo, deixando a instituição por ordem do psiquiatra), depois como líder sindical das agências de propaganda consegui a primeira Carta Patronal em 3l de março de 78, conforme a lei 4680/65. Tive que “pelear” como o Paixão Côrtes para abir conta no BANRISUL pois na época todos os Sindicatos e as Federações só podiam movimentar pela Caixa Federal e Banco do Brasil. Lembro de ter idealizado um artigo neste sentido e publicado no Jornal do Comércio.

Mas a história diz que reivindiquei o direito por ofício bem arrazoado ( aleguei a inconstitucionalidade da Normativa da Exclusividade) ao Ministério do Trabalho, que tinha como ministro o leopoldense Arnaldo da Costa Prieto e delegado regional, Celito De Grandi (que Deus os tenha nos céus), ambos competentes e ínclitos. Isto foi em 1981, quando chegou o despacho do ministro Prieto, autorizando as entidades sindicais a terem contas nos bancos estaduais. O Celito me ligou pela manhã, dando-me a informação, e já havia agendado audiência com o presidente Lemos, e à tarde fomos recebidos com alegria e champanha com a abertura da conta.

A ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade que nos foi presenteada pelo Chile, depois de 8 anos inerte em Santiago, comemora desde 3 de janeiro 30 anos de fundação no Brasil, com a primeira conta de entidade internacional de propaganda, design e digital.

O SINAPRO-RS, fundador da ALAP e da FENAPRO, que está no limiar dos seus 40 anos, é o primeiro a empunhar a bandeira Farroupilha para acreditar no Brasil e a investir no Rio Grande.

Somos todos Propaganda.

*Publicitário e Jornalista

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