ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}Artigos e Notícias

EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA RECEBE PREITO DE GRATIDÃO À CIDADE DE PASSO FUNDO

20180510_122415

Representantes dos Rotary’s Iguatemi e Beira-Rio homenagearam o Educandário e a UPF

Uma reunião-almoço no dia 10 de maio marcou mais uma edição do Encontro do Bem, promovido pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) e pelo Instituto Ver Hesíodo Andrade. O evento prestou uma série de homenagens à cidade de Passo Fundo e foi sediado no Educandário São João Batista, centro de reabilitação que atende crianças e adolescentes com deficiências múltiplas no bairro Ipanema, em Porto Alegre.

Apresentado pelo radialista e publicitário Dorotéo Fagundes, o Encontro do Bem que serviu como a reunião semanal do Rotary Club Beira-Rio recebeu o Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, além da mentora e responsável técnica do Instituto Ver, a oftalmologista Rosane da Cruz Ferreira. Ambos ministraram palestras. O evento ainda rendeu um pocket-show de Teixeirinha Neto.

20180510_132213

Da esquerda pra direita: o Reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; a presidente do Educandário, Eveline Streck, ambos com seus Certificados de Mérito de Responsabilidade Social do Instituto Ver; além de Dorotéo Fagundes, João Firme e a Dra. Rosane Ferreira, fundadora e responsável técnica do IVER

O dia em que João Firme e Teixeirinha almoçaram com as estrelas na Tupi

O secretário-geral da ALAP e presidente do Instituto Ver, o publicitário João Firme de Oliveira, justificou o Preito de Gratidão à cidade de Passo Fundo através da bolsa de estudos que conseguiu na UPF na década de 70 para cursar Direito, devido à propaganda que fazia da cidade com o programa de televisão que comandou com o folclorista Paixão Cortes, “Cidades Gaúchas”, na antiga TV Piratini (hoje TVE de Porto Alegre).

Uma história que João Firme nunca esquece é o apoio que recebeu de Teixeirinha para promover o 1º Seminário do Novo Código de Processo Civil, elaborado pelos formandos em Direito da UPF dos quais Firme fazia parte. O projeto foi apresentado na hoje extinta TV Tupi, mais precisamente no “Jantar com as Estrelas” comandado por Airton e Lolita Rodrigues na edição de 23 de agosto de 1973. “Levei uma comitiva de estudantes e pedimos pro Teixeirinha ir com a gente, sem cobrar cachê, pra divulgar nosso evento. O cantor tinha três compromissos naquele dia, mas cancelou todos, pagou sua passagem e a da Mary Terezinha, e tivemos uma repercussão nacional muito grande com o programa”, festeja o publicitário, natural de Santa Rosa, Cidadão de Porto-Alegre, Cidadão Gramadense, e que também se considera Cidadão de Passo Fundo.

20180510_140657

Teixeirinha Neto relembrou clássicos do avô em pocket-show

Teixeirinha Neto, que receberá junto com seu pai o Galo de Gramado-Paris pela música “Querência Amada” composta e eternizada por seu avô, entoou a famosa canção no Encontro do Bem, além de, é claro, “Gaúcho de Passo Fundo”. A tradicional Jornada Literária de Passo Fundo também será premiada Hors-Concours na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, em 21 de setembro.

Reitor conclui mandato de oito anos na UPF comemorando crescimento

Ao chamar o Reitor da Universidade de Passo Fundo, Dr. José Carlos Carles de Souza, pra realizar sua palestra, Dorotéo Fagundes recordou ter realizado seu primeiro show como cantor e compositor na própria UPF. Em sua fala, José Carlos a classificou como uma instituição comunitária e filantrópica, fruto da vontade da comunidade, justificando com números o crescimento que conseguiu para a faculdade durante seus oito anos de gestão. “Quando assumimos em 2010, tínhamos um orçamento de 195 milhões, e estamos entregando o comando em 2018 com 356 milhões”, celebrou o Reitor, cujo mandato se encerra em junho. José Carlos citou ainda a participação da UPF no Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153 entre Passo Fundo e Erechim, a chamada Transbrasiliana, cuja conclusão segue indefinida. “Os políticos infelizmente continuam replicando os erros do passado”, lamentou.

A Universidade de Passo Fundo conta com mais de 18 mil alunos, cerca de mil professores, 1250 funcionários e em torno de 77 mil profissionais formados. Apresenta 60 cursos de graduação, 15 cursos de mestrado, seis de doutorado, 130 grupos de extensão, entre outras atividades. A UPF possui três campi em Passo Fundo, os demais ficam em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade. José Carlos Carles de Souza recebeu o Certificado de Mérito de Responsabilidade Social do Instituto Ver das mãos da Dra. Rosane Ferreira e de João Firme.

Para Rosane Ferreira, crianças diagnosticadas com autismo precisam apenas de óculos

A responsável técnica do Instituto Ver, Dra. Rosane da Cruz Ferreira, afirma que a principal causa de deficiência visual é a simples falta de óculos, apontando que uma criança fica cega a cada minuto no planeta e que 80% da cegueira mundial poderia ser evitada. A especialista em oftalmologia pediátrica recomenda que o Teste do Olhinho – desenvolvido por ela – seja realizado em todas as crianças a cada seis meses até completar dois anos e, depois, anualmente até os 10. Quando o procedimento se tornou Lei Estadual graças ao Instituto Ver em julho de 2007, Rosane recordou que os médicos não sabiam realizá-lo. “Então fizemos um curso teórico e prático, convidamos todos os pediatras no estado e ensinamos”, explicou, complementando que as tratativas para que o Teste do Olhinho seja Lei Federal ainda estão em trâmite. “O Teste do Olhinho não só tem salvo a visão, como também a vida dos bebês”, exclama Rosane Ferreira.

Para a oftalmologista, só em Porto Alegre, 22 crianças estão deixando de ficar cegas por ano desde 2008. Ela alerta para os diagnósticos equivocados de autismo, quando na verdade apenas precisam de óculos por miopia. “A gente não enxerga nos olhos, enxerga no cérebro. O olho é o órgão sensorial que capta a visão, mas se a criança não for estimulada, o cérebro é muito seletivo. Se o olho ficar pra trás, o cérebro desliga o olho. O Instituto Ver trabalha pra lembrar do cérebro não desligar a visão”, esclarece Rosane.

20180510_135752

As crianças do Educandário emocionaram o público do Encontro do Bem

Educandário precisa de 100 mil mensais para se manter

Durante o almoço, os espectadores do Encontro do Bem se emocionaram com a apresentação das crianças do Educandário São João Batista, que cantaram para os presentes a canção “A Diferença é o que nos Une”. Ao final do evento, a presidente da instituição, Eveline Streck, agradeceu a todos, relatando a dificuldade em manter a casa em funcionamento, já que ela gera uma despesa mensal de 100 mil reais. “Tenho que buscar ajuda todos os meses com empresários, porque o governo como sempre não ajuda, eles só vêm aqui para fazer exigências”, criticou a anfitriã Eveline, completando que os gastos apenas com o aquecimento da piscina para a fisioterapia é de dois mil por mês.

O Educandário São João Batista, que completará oito décadas em 2019, abriga 180 crianças deficientes físicas e mentais entre 0 e 21 anos e sua receita vem integralmente das doações. “O que nós oferecemos para nossas crianças é qualidade de vida, muitas delas vem pra cá com doenças terminais”, informa a presidente, que ressalta a importância do imposto de renda devido pelos empresários para o sustento da entidade. “É nossa maior arrecadação. O empresário tem direito por lei a doar 1% do imposto para nós. Ele pode vir aqui pra ver no que pode ser aplicado”, esclarece Eveline Streck.

As inscrições para a Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em Paris, estão abertas até o dia 31 de agosto no site da ALAP (www.alap.com.br), onde contém todas as informações sobre o Festival que acontecerá dia 21 de setembro na França. O site do Educandário São João Batista é www.educandario.org.br, com as descrições das atividades e os dados para as doações.

Texto e Fotos: Marco Maciel

Vídeos do Encontro do Bem no Facebook na ALAP.

One comment on “EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA RECEBE PREITO DE GRATIDÃO À CIDADE DE PASSO FUNDO

  1. Quería para darle las gracias por este gran leer muy buena !!

    Yo definitivamente absolutamente disfrutado cada poco de poco de ella.
    Tengo Tengo que marcada de revisar cosas que publique …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *