ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

SOBRE LA ALAP

La ALAP – Asociación de Publicidad de América Latina es una organización sin fines de lucro que reúne a agencias de comunicación, y Diseño Digital; y Comunicaciones, con operaciones en América Latina y las naciones de lengua portuguesa y española.
Esta asociación tiene como objetivo el desarrollo, la profesionalización y el intercambio de información y experiencias del mercado de la industria de publicidad latinoamericana.

SON OBJETIVOS

  • Agencias de comunicación asociados y Diseño Digital; y Comunicaciones.
  • Promover Seminarios, Foros, Congresos, Convenciones, Conferencias, Talleres, Exposiciones, Ferias, Eventos y Deportes Artísticas y Culturales;
  • Implementar y desarrollar un sistema de prueba de certificación de depósito de la idea de la publicidad previa de personas físicas y jurídicas a través de su proyecto BANCOMARK – Banco de Comunicaciones y Mercadeo;
  • Difundir y defender la integración latinoamericana de la actividad de la publicidad;
  • Los esfuerzos de las leyes de cumplimiento, códigos éticos, normas-Standard y la autorregulación;
  • Mantener el intercambio de información con organizaciones similares y profesionales procedentes de América Latina y los países de portugués y español; Recomienda el uso de un punto de referencia Lista de precios Servicios internos de las agencias de publicidad;
  • Cooperar con el Gobierno y las autoridades de cada uno de pa en temas de interés educativo, técnica y profesional.

Últimas Notícias

UM BRASIL DIFERENTE NA SEMANA FARROUPILHA EM PARIS

*João Firme

Quem diria que nossas idéias de divulgar o  Brasil que acreditamos com as Edições Extras do Festival de Gramado no exterior deixasse sua marca em Paris e se tornasse inspiração de uma gaúcha (Jaqueline Dreyer) residente na capital luz para realizar com o apoio da ALAP, desde 2012, o Festival do RS em Paris na Semana Farroupilha com desfile de bombachas e lindas prendas pelas Avenidas da capital do país da bastilha.

Perdemos a Revolução Farroupilha mas não perdemos a dignidade e pela pátria morremos na esperança.

Quem abrir o site www.soldosul.fr vai se orgulhar de ser brasileiro dando show em Paris mostrando a arte de Paixão Cortes, antecedendo com imagens de Gramado e de Porto Alegre, as duas cidades mais importantes do Brasil no vídeo, atraindo turistas que antes debandavam para cidade maravilhosa que um dia foi porque não conheciam Porto Alegre e Gramado e não é a toa que os franceses tenham escolhida a cidade das hortênsias para fazerem a apresentação das Normas ISO 9000 em 1997, e em 2007,  os japoneses para mostrarem em primeira mão a TV Digital vendida para o Brasil, Argentina e Chile, e os Chineses com o Ministro das Comunicações vir tomar conhecimentos da propaganda governamental organizada no governo Figueredo com licitações das agências.

Estivemos 3 vezes na capital de Napoleão Bonaparte desde 2004 para a concretização do Festival de Gramado e 2 para participar do Festival do RS em Paris, cidade que adotou  o Orçamento Participativo Gaúcho e mostrou a criatividade de talentosos publicitários e cineastas  com os Premiados de Gramado, destacando dessa forma a Arte e a Cultura do nosso grande país.

Se a saúde me permitisse estaria de malas prontas para ir desfilar em Paris (com o meu Pala que ganhei do Paixão) na capital de Joana D”Arc nos dias 20, 21 ,22 ,23 e 24 de setembro, a semana do Bem.

*Publicitário e Jornalista

PRESIDENTES E PRÊMIOS NOBEL NA MINHA VIDA DA PROPAGANDA

*João Firme

Pesquisando para preencher meu tempo de vida encontrei no meu currículo que pela propaganda fui convidado para entrevistas com os presidentes, marechal Pinochet, Chile (Santiago, 1979); general Figueredo, Brasil (Brasília,1983) e Oscar Arias, Costa Rica (San José, 1987), e como jornalista e publicitário entrevistei, Norman Borlang, prêmio Nobel de Agronomia -USA (Passo Fundo,1970) e Oscar Arias, prêmio Nobel da Paz, Costa Rica (1987, San José).

Com o Pinochet conseguimos com a Associação Chilena de Agências de Publicidade, após conferência Constituição de Colégios Profissionais no 1º Congresso Latino-Americano de  Publicidade em Santiago em novembro de 79, convencer o controvertido militar chileno a autorizar no mesmo ano um convênio PUCRS e PUC/Chile para os cursos de Propaganda e Relações Públicas na capital do libertador O’Higgins.

Para o general, Figueredo no dia 2/12/73, o Gelo de Gramado entregamos o Galo de Gramado  por ter desativado a house agency do governo federal que detinha as contas publicitárias dos Ministérios, Autarquias e Órgãos Públicos.

Oscar Arias foi  a entrega dos troféus Paixão Cortes e Galo de Gramado para o Grand Prix, Melhor Anúncio Impresso de Turismo nos dois mares, Atlântico e Pacífico, conquistado pela McAnn Erickson de San José, no 1º FIPTUR-Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia realizado em Porto Alegre em 1987.

Norman Borlang do país de Thomaz Jefferson, nos selecionou entre 5 jornalistas para entrevistá-lo sobre sua pesquisa de genética do trigo numa lavoura trigal da terra de Teixeirinha.

Na época, 72, éramos estudantes de Ciências Jurídicas e Sociais.

A  minha trajetória de comunicador e jurista devo à Propaganda.

*Publicitário e Jornalista

PAIXÃO CORTES E A PROPAGANDA BROTAM NOSSAS RAÍZES PARA O MUNDO

*João Firme

Inestimável é a contribuição de Paixão Cortes como pesquisador e divulgador do folclore gaúcho e de sua ligação com a área publicitária rio-grandense. Em 1961 na TV Piratini, hoje TVE, foi o astro do  primeiro programa de TV em videotape  do RS, exportado semanalmente para SP (Tupi), RJ (Continental) e Recife com o nome que idealizamos, Cidades Gaúchas, contendo imagens e potencialidades econômicas dos primeiros municípios do Estado, danças gaúchas, destacando nos programas de 6 meses, a música, a literatura e arte.

Desfilaram nas câmeras os melhores CTGs, Érico Veríssimo com sua Cruz Alta, Paulo Brossard, Alberto Andre, Mario Quintana,Vasco Prado,  Caringe de Pelotas, os artistas Lupicínio Rodrigues, Salvador Campanela, Plauto da flauta, Braguinha do cavaquinho, Nelson Gonçalves, Francisco Lopes, Teixeirinha, Teresinha Monteiro, Tulio Piva, Nico Fagundes, Lauro Rodrigues, Lamaison Porto, Candido Norberto, Carlos Nobre, Rubens Alcantara, Mauricio Sobrinho,  Paraná e seu regional da Gaúcha  e outros. Certa vez o Paixão organizou em Viamão  uma tarde gaúcha para mostrar nossas raízes e graças à propaganda dos patrocinadores Randon e Transportadora Mayer, foi possível dar esta autenticidade. O evento ganhou publicidade com editorais em jornais e um prêmio da Revista do Rádio. Publicamos até um anúncio com o título” É cavando que se Vence”.

O Paixão dos gaúchos ajudou a criação da Arauto Publicidade nos anúncios para a Saphira, A  Erva que não Entope; Café Dinamite, Chega de Café de Chaleira, o comercial do  gauchinho Grazzito da Grazziotin que aparecia às 21h pela TV para avisando as crianças que era hora de dormir (alegria dos pais) e por uma semana foi a estrela da Semana Gaúcha no Hotel Comodoro em SP onde recepcionava  autoridades, empresários, imprensa e o público num stand de fogões Venax onde posou na sua perna direita a Garota Café (O Paixão louco de faceiro com sua cara de macho) ganhou manchetes nos Jornais. Ele vendia o RS que estava presente com stands de frigoríficos, vinhos, calçados, malharias, erva mate e produtos industrializados de óleos de Soja, Trigo e Milho. O CTG de Osório servia o churrasco nas mesas à noite, dançava alegremente, enquanto um seleto público degustava o primeiro milagre de Cristo que a pedido da mãe num casamento transformou a água em Vinho.

O trabalho do engenheiro agrônomo Paixão Cortes repercutiu tanto que a   Banda Tom Bloch que interpretou a música “Jardim” composta especialmente para  O 14º Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 2005,   lembra que temos nossas raízes e tem esta maravilha de letra,”Brotem para o mundo,mas guardem a aldeia em que nasceram”.

*Publicitário e Jornalista