ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

ENCONTRO DO BEM RECEBEU TÚLIO MILMAN

dscf1340

No dia 2 de janeiro ao meio-dia, no Centro de Eventos Laçador de Porto Alegre, foi realizado o primeiro Encontro do Bem de 2018, promovido pela ALAP – Associação Latino-Americana de Publicidade, entidade de defesa de direitos sociais ligada à Cultura, à Arte e a à Liberdade de Imprensa com o apoio da ABAP, SINAPRO-RS e ABAP.

Na foto acima (do jornalista Marco Maciel), Tulio Milman fala sobre seus estudos na Flórida, EUA, afirmando que está prevendo um novo Brasil neste 2018, o Ano do Bem declarado pela ALAP, que tem projetos de eventos no dia 21 de setembro na 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris e nos dias 24 e 25 de outubro em Porto Alegre, com o 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade. Sinal de que a crise de 2017 está sendo driblada, enquanto os políticos se acertam para as próximas eleições.

Na imagem em sequência, aparece João Firme, secretário-geral voluntário da ALAP, saudando Tulio Milman e apresentando seu neto Rafael, de 12 anos, que agora é Arauto e Paladino do Asilo Padre Cacique e do Instituto Ver Hesíodo Andrade. Na sequência, Gabriel Aquino, diretor de publicidade da Prefeitura de Porto Alegre, Tulio e o publicitário e poeta Luiz Coronel, presidente honorário da ALAP.

DSCF1355

Na mesa, mais uma alegria para os presentes: Gildo Milman e esposa que empolgaram os presentes. Gildo Milman, monumento do Asilo Padre Cacique, recordou que trabalhou com João Firme como locutor na Rádio Itaí e aos domingos frequentavam o Padre Cacique transmitindo carinho aos velhinhos. No evento de responsabilidade social, foi lançada a camiseta Encontro do Bem do Instituto Ver que pode ser adquirida em benefício do Instituto Ver Hesíodo Andrade, Asilo Padre Cacique ou Casa Menino Jesus de Praga na todeschini@copiastodeschini.com.br – (51) 3339.2136 – 99185.3522 com Leonardo (Fotos do jornalista Marco Maciel, voluntário www.institutover.org.br)

ENTREVISTA DE JOÃO FIRME PARA A RÁDIO GAÚCHA

No último dia do ano, João Firme participou do programa “Galpão do Nativismo”, comandado por Dorotéo Fagundes aos domingos pela manhã, na Rádio Gaúcha. Confira um trecho da entrevista do secretário-geral da ALAP, que comentou sobre os preparativos para a 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado em Paris, previsto para o próximo dia 21 de setembro na capital francesa.

LUIZ CORONEL É A ATRAÇÃO DO ENCONTRO DO BEM PARA ROTARIANOS

No dia 23 de janeiro, o poeta, escritor e publicitário Luiz Coronel, fundador e presidente honorário da ALAP, foi o convidado principal do Encontro do Bem realizado no Centro de Eventos Laçador, em Porto Alegre, em benefício ao Instituto Ver. No evento promovido em parceria com o Rotary Club Anchieta, a candidatura de Coronel à Academia Brasileira de Letras foi anunciada pelo Secretário Geral da ALAP, João Firme. “Será o primeiro publicitário imortal, se existiu outro, foi antes de regularizarem a Propaganda”, acrescentou Firme, que é publicitário, jornalista e membro do Rotary Porto Alegre Beira-Rio.

O radialista Dorotéo Fagundes, que há 15 anos apresenta o programa “Galpão do Nativismo” na Rádio Gaúcha aos domingos das 6h às 9h da manhã, foi o mestre de cerimônias, além de leiloar um fogão fornecido pela indústria Venax de Venâncio Aires, cuja verba foi revertida para o Instituto Ver. Na palestra, Luiz Coronel recitou poemas, relembrou histórias, contou causos e lamentou a situação política atual. “É um momento difícil para todos”, exclamou, em alusão ao julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, antes de entregar para os rotarianos exemplares de livros da coleção “Dicionários”, da qual Coronel é o mentor. Ele será premiado Hors Concours na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, no dia 21 de setembro de 2018 na Embaixada do Brasil na capital francesa.

DSCF1411

O carisma de Luiz Coronel encantou os rotarianos e os demais presentes

O próximo Encontro do Bem ocorrerá no dia 23 de fevereiro, ao meio-dia, no Rotary Club Viamão e terá como palestrante a Dra. Rosane Ferreira, presidente do Instituto Ver, candidata ao Prêmio Nobel de Oftalmologia em 2018. O evento rendeu R$ 800,00 para o Instituto Ver, a ONG da Propaganda. A ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) é uma entidade sem fins lucrativos de defesa de direitos sociais, ligada à Cultura, à Arte e à Liberdade de Imprensa.

FOTOS: Marco Maciel

DISCURSO DE WILLY HAAS FILHO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO NO DIA 7/6/2017

wh

O 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado mostrou a que veio: casa cheia, muito debate e um nível de palestrantes de dar inveja. Realizado de 7 a 9 de junho de 2017, teve como pano de fundo o tema “Nunca a diferença fez tanta diferença”. O presidente do evento foi Sérgio Gordilho, CEO da agência África. O patrono foi Carlos Henrique Schroeder, diretor-geral da Rede Globo. Como presidente do júri, Hugo Rodrigues, ex-CEO da Publicis Brasil, atualmente CEO da WMcCann Erickson.

Além de toda a ampla programação, o evento foi marcado pelo Galo de Gramado, agora reconhecido como patrimônio histórico e cultural de Gramado, “um prêmio oficial enquadrado na lei da cultura e da arte”, como diz João Firme com muito orgulho.

A premiação aos profissionais também teve um momento muito especial.

Veio pela fala de Willy Hass, diretor-geral da Rede Globo, ao receber o título de Cidadão Latino-Americano das Comunicações, pela ALAP. Ele surpreendeu a plateia, inicialmente reproduzindo um provérbio secular de Lawrence Sterne, escritor inglês 1713- 1768:

“Fala-se em perseverança quando é por uma boa causa, e em obstinação quando é por uma ruim”. Em seguida, ele continuou:

“Não é bem assim! Perseverança e obstinação impulsionam grandes causas e grandes realizações. Pessoas perseverantes e obstinadas são, por isso mesmo, invejadas, admiradas e raras. O Festival Mundial de Publicidade de Gramado teve sua primeira edição em 1975. Acredito que nenhum de nós tem a exata noção das dificuldades enfrentadas para que se chegasse à 21ª edição.

Dito isto, ao agradecer à ALAP o título de Cidadão Latino-Americano das Comunicações, peço licença para dedicá-lo a um profissional incansável, perseverante e obstinado.

Um homem que não esmoreceu diante do pessimismo das crises econômicas e políticas, nem diante das barreiras culturais e empecilhos burocráticos da América Latina.

Em nome de todos vocês e na certeza de estar interpretando o desejo do nosso mercado, dedico este título a João Firme, fundador do Festival Mundial de Gramado, a quem peço uma salva de palmas. Parabéns João Firme. Muito obrigado”.

PREMIADOS EM PARIS SÃO RECEPCIONADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE GRAMADO

45003829_1918509314899549_468053793477492736_nDa esquerda pra direita, Caê Caráccio, Manu Caliari, Francisco Moesch e João Firme

No dia 26 de outubro, ocorreu a cerimônia de premiação de peças de Propaganda Ética e Social, contempladas na 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris. Os premiados na capital francesa, em cerimônia realizada na Embaixada do Brasil, receberam suas láureas na Câmara Municipal da cidade das hortênsias. Na oportunidade, foi lançado o 8º Prêmio Estudantil Internacional de Gramado, programado para o dia 7 de junho de 2019, paralelo ao 22º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A premiação será sobre Projetos de Propaganda Ética e Social e a inscrição é gratuita para estudantes de todo o mundo no site www.alap.com.br até 15 de maio do próximo ano.

44951188_281679382470920_6679082261662400512_n
Francisco Moesch recebe o Certificado Águia de Haia, Mérito Publicitário Latino-Americano

A Presidente da Câmara Gramadense, vereadora Manu Caliari (PRB), inaugurou o evento. A conferência foi do presidente da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS e patrono do evento, o desembargador Francisco José Moesch. O palestrante foi o publicitário Caê Caráccio, CEO da agência Porto Criativo sediada em Araraquara-SP e presidente da ALAPCOMM (Associação Latino-Americana de Professores de Propaganda e Marketing). Como Curador, o Secretário-Geral da ALAP, João Firme de Oliveira.

45049769_280478705916308_8577294524722708480_n
44964335_2036491143111293_5442174239245336576_n
Integrantes de agências da LEAG Group receberam seus prêmios do Festival de Paris

Caráccio recebeu a Menção Honrosa pela inscrição do projeto “Instituto Neymar Jr” na categoria Obras Sociais. Estiveram presentes também representantes das agências Cervantes e Avalanche Vitória, pertencentes à LEAG Group, rede global de agências locais independentes. Os profissionais foram contemplados também com a Menção Honrosa em Obras Sociais, pelo projeto da APAE de Poços de Caldas-MG, em peça protagonizada pela atriz Nany People. Todos os filmes vitoriosos no Festival de Paris foram exibidos na solenidade.

44946613_1856857501097590_6119232776412594176_n
Os filmes premiados na Edição Extra do Festival de Gramado em Paris foram apresentados na Câmara Municipal

A PROPAGANDA E NICO FAGUNDES

IMG_9218

*João Firme

Nos três anos do seu passamento para a Estância do céu, recordo com orações do meu ilustre amigo poliglota e jurista de mão cheia, Nico Fagundes. Ele falava e escrevia em francês, inglês e espanhol com Cultura e Arte invejáveis. O Indiana, um café e chá da tarde na rua da Praia, era nosso ponto de encontro aos sábados onde me reunia com Paixão Cortes, Barbosa Lessa, Darci Fagundes, Lupicínio Rodrigues, Tulio Piva, Lamaison Porto, Rui Ramos, Rubens Alcântara, Carlos Nobre, Ernani Behs, Dilamar Machado, Paulo Ricardo e outros exponenciais da comunicação gaúcha. Na hora das artes, aplaudíamos o bandeonista argentino Malachias do Anibal Troilo, o conjunto do Braguinha com o flautista Plauto e o violonista Darci Alves que foi meu colega no 1º Regimento de Cavalaria Motorizada em Santo Ângelo e em dupla dirigíamos Tanques de Guerra.

Na mesa, o Nico era o comandante da coluna tradicionalista da Legalidade, assim como foi nomeado pelo Brizola. Ele se instalou com gaúchos ”guascas“ no Parque da Redenção, pronto para a “peleia” na defesa da constitucionalidade e fui preservado porque não sabia lutar com facão e boleadeira.

Mas não posso esquecer que as “belas da tarde” do Indiana queriam ser fotografadas com o Nico de cabelos encaracolados iguais aos meus, e o Paixão Cortes, o dono da cidade sorriso. Ele era como o Roberto Carlos.

Num dos fins de tardes de sábado, aconteceu com nós três uma brincadeira divertida com uma “garota café” na idade da “loba”, com os lindos olhos dos verdes pampas gaúchos, que perguntou para o Nico o que era gaúcho ”Guasca” e prontamente respondeu: “Macho!”. Mas aqui o primeiro é o Paixão, e ele sorrindo levantou a linda mulher como se fosse bailarino, acariciando-a no rosto com seu bigode, sua barba e ela retribuiu com beijos e fez questão de ser fotografada sentada no coxão direito do Paixão. E ele louco de faceiro. Que história!

Me inspirava muito na Cultura do Nico e, apesar dos meus quatro diplomas universitários e muitos cursos paralelos, como jornalista sou foca e rábula como advogado na frente do querido do gaúcho da cidade de Osvaldo Aranha.

Como repórter na Rádio Itaí com o João Aveline, Almir Acorsi e  Floriano Correa, sob a chefia do Rui Valandro, ouvi pelas cinco da manhã uma rádio pirata e coloquei no gravador de linhas a informação que o Perón estava preso numa belonave no Rio da Plata.

Para dar uma satisfação ao Cônsul Argentino, que protestou energicamente, me deram 15 dias de gancho.

Procurei o Nico e ele me aconselhou que aguardasse, pois a verdade sempre aparece e em uma semana ela foi confirmada e a Rádio voltou atrás me dando o cargo de subgerente com o Lorenzo Gabeline como gerente.

Na Propaganda, ele foi meu redator na Piratini do programa ”O Rio Grande que Quero” e produzia na Itaí um programa que vendi com facilidade: “Roteiro de um Compositor” com Lupicínio Rodrigues e Tulio Piva.

Na Constituição da ALAP – Associação Latino-Americana de Publicidade, me servi dos seus conhecimentos de Direito Internacional Público e Privado para conseguir o reconhecimento pelas leis brasileiras, pois éramos a primeira entidade no gênero, quando saiu do Chile, onde o Roberto Duailibi a fundou em novembro de 1979 no Congresso Latino-Americano de Publicidade.

Com a lei 4.680/65, idealizamos o primeiro Sindicato das Agências de Propaganda do Brasil e o Nico mais uma vez foi o meu professor na feitura do Estatuto.

Na crise que passamos com a Assembléia Legislativa, quando nosso advogado Apolinário Cardoso decidiu fazer uma Ação de Notificação para que se respeitasse a lei e a verba de Propaganda da Casa do Povo Riograndense passasse a ser licitada, o Nico foi para a casa do povo e se reuniu com os deputados a favor e contra e os aconselhou a respeitarem a Lei que era jovem e realizassem licitações para que uma ou duas agências administrassem a verba publicitária. Com a entrada do Zambiasi na presidência, o pleito do Sindicato foi atendido, assim como no governo do Amaral de Souza.

Mas ficaram dois sonhos dele e meus. A fundação de um CTG na capital astecal onde seu programa foi premiado em 2008 pela ALAP-México, quando promovemos a Edição Extra no Museu de Comunicação Nacional; e um em Paris, sonho acalentado desde 2004 quando promovemos, com a presença do governador Germano Rigotto, a 1ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris, quando o então Embaixador Sergio Amaral disse que havia clima para se ter um bom CTG na cidade da Cultura, por onde passou o Paixão Cortes com shows magníficos.

Voltarei a Paris dia 21 de setembro e, com o Dorotéo Fagundes e o Luiz Coronel, pretendemos definir a existência de direito e de fato do CTG Nico Fagundes em 2019, na capital dos Mariates.Talvez o Nico mande um chasque  dos céus para o Paixão entrar nessa causa cultural e social.

PS: Este artigo foi revisado pelo pesquisador e historiador Dorotéo Fagundes.

 *Jornalista e Publicitário

SE VOCÊ QUER SER UNIVERSAL, CANTE SUA ALDEIA NA PROPAGANDA

Parafraseando Tolstói: construí este suelto. A revolução tecnológica que ocorre no mundo, especialmente no que se refere aos meios de comunicação, deverá contribuir para uma sociedade melhor. Esse quadro de democracia eletrônica facilita o quadro de contato com o público, fazendo surgir um novo consumidor, o digital, que, plugado às novas alternativas de comunicação, vai poder consumir melhor, com menor custo e maior facilidade. E para o novo consumidor, que é o básico da propaganda, devemos estar preparados para levar a informação, cada vez mais especializada e mais dinâmica. Construindo um panorama neste século, destacamos que tudo está mudando: profissionais, agências, relações comerciais, até mesmo a linguagem e, obviamente, a própria sociedade. Depois da agricultura, da revolução industrial e da era da comunicação, que são as três primeiras ondas, surge um novo “fenômeno” que sustenta, apoiado em seis correntes: a globalização, a exigência por resultados, a tecnologia digital, o valor do tempo, a fragmentação e o resultado conhecido.

O Festival de Gramado no final do século XX teve uma palestra do inglês Michael Arlen, que tinha uma empresa com 500 designers em Londres. Ele profetizou que, até 2020, não existiria mais a profissão dele como a conhecemos. Passou o tempo, e o designer continua cada vez mais forte e está no mundo digital (os pôsteres e embalagens não vão desaparecer tão cedo).

Roberto Duailibi, outro ás da Publicidade, declarou em Gramado, quando Patrono do Festival de 2007, que existiria uma linguagem latino-americana universal, lembrando o fato que o mercado do Sul está no “olho do furacão” de um novo, enfatizando que a atual geração tem oportunidades, como nenhuma outra, de dar uma grande virada criativa, alertando para o respeito às particularidades e à cultura de cada região, de cada país, citando novamente Tolstói: ”Se você quer ser universal, cante sua aldeia”.

João Firme – Publicitário e Jornalista

ESPM-SUL SEDIA ÚLTIMO DIA DO 3º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PUBLICIDADE

44837554_1099829746859209_4837934982796148736_n
Dalton Pastore (C) recebe homenagem de João Firme (E) e os aplausos de Luiz Coronel (D)


O 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade teve seu segundo e último dia nessa quinta-feira, 25 de outubro, em duas etapas pela manhã e à tarde na ESPM-Sul, que organizou o evento em parceria com a ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Em café da manhã realizado para autoridades no campus da universidade em Porto Alegre, as atrações foram o poeta e publicitário Luiz Coronel e o presidente nacional da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Dalton Pastore.
 44566083_1099829886859195_2797444630906404864_n
Os convidados foram recebidos na ESPM-Sul com café da manhã 
 ‘
Para Luiz Coronel, Galo de Gramado é uma identidade do Rio Grande
 ‘
Luiz Coronel abriu os trabalhos falando sobre a propaganda como glorificação da síntese, elogiando a virtude do profissional da área em conseguir unificar ideias. “Construímos sínteses rigorosas dentro da complexidade em que as mensagens se conflituam, se perdem, mas nós temos esse dom”, complementou, ainda que admita que a propaganda não tenha resolvido a polarização da política brasileira atual. “Não conseguimos ser modernos e continuamos a ser arcaicos”, criticou o poeta.
  ‘
Coronel aproveitou a presença do Secretário-Geral da ALAP, João Firme de Oliveira, para elogiar o Festival de Publicidade de Gramado, produzido por este desde 1975 e que já recebeu 16 países e estudantes de várias nações. “O Rio Grande do Sul tem uma vitalidade cultural. A realização do Festival, que carrega nome e sobrenome, suor, teimosia e obstinação do João Firme, é a grande realização da propaganda do nosso Estado”, enalteceu, destacando o apoio que o evento recebe da ESPM.
 ‘
43672007_1099829683525882_7748252982034038784_n
João Firme, Dalton Pastore e Luiz Coronel palestram
 ‘
Presidente da ESPM critica descaso do mercado
  ‘
Ao receber a palavra, Dalton Pastore alertou para as dificuldades financeiras enfrentadas pela ESPM, lamentando a falta de colaborações das autoridades. Segundo o presidente da instituição, esta só se manterá se o mercado contribuir. “As faculdades dos principais países do mundo têm como primeira fonte de receita doações de mercado. Já aqui nos especializamos em desperdiçar talentos”, contestou, justificando que de cada 100 que nascem no Brasil, 99 são ignorados. “Um talento os Estados Unidos descobrem e levam embora”, complementou ironicamente.
 ‘
O presidente da ESPM comentou sobre a responsabilidade de educar e criar as pessoas para construírem o futuro, acentuando que a gestão é a DNA da universidade e que o vínculo desta com seu formando fica longe de terminar após a conclusão do curso. “Quando o aluno recebe o diploma, o nosso compromisso com ele aumenta, porque daqui há alguns anos ele baterá na sua agência e será questionado sobre onde se formou”, justifica Pastore.
 ‘
44818051_1099829596859224_6540925284147789824_n
Da esquerda pra direita, o coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da ESPM-Sul, Alessandro Souza, Rafael Urenha, João Firme e o consultor empresarial da ALAP, Jair Meneghetti
 ‘
Rafael Urenha prova que um banco pode educar
 ‘
À tarde, foi a vez de Rafael Urenha, CCO da agência DPZ&T, palestrar para os estudantes da ESPM-Sul. O renomado publicitário contou para os universitários detalhes sobre sua premiada campanha “Leia para uma Criança – Isso Muda o Mundo”, que desenvolve para o Banco Itaú desde 2012. Para Urenha, a iniciativa serviu como uma quebra de paradigma na comunicação, através do incentivo à leitura infantil por parte de uma instituição financeira. “Desde seu lançamento, diminuíram nas redes sociais as críticas sobre o banco e a percepção das pessoas a respeito do Itaú começou a mudar”, esclareceu.
 ‘
A série de comerciais proporcionou a distribuição gratuita de mais de 51 milhões de livros em todo o país para crianças na primeira infância. Bem-sucedida, “Leia para uma Criança” está em seu sétimo ano, sempre se atualizando e se modernizando. “Continuidade e consistência são elementos fundamentais para o sucesso. Não tem preço que pague uma campanha de sua autoria estar na boca do povo”, festejou Urenha, que recebeu de João Firme a láurea Quero-Quero do Bem.
 ‘
44752953_1099828726859311_8276641389459013632_n
Os estudantes da ESPM-Sul saem na foto com João Firme, Rafael Urenha, Andressa Martins (diretora de relações internacionais da ALAP) e Alessandro Souza
 ‘
Texto e Fotos: Marco Maciel
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!