ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artículos y Noticias

PROPAGANDA PREMIADA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

*João Firme

Louvável a iniciativa da primeira-dama do RS, senhora Maria Helena Sartori, de contratar uma agência de propaganda para idealizar um concurso de trabalhos voltados à prevenção da violência ou ao “bulling” nos colégios.

Este tema da cultura faz parte do Prêmio de Criatividade Profissional e Estudantil da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris, dia 29 de maio de 2018, na Embaixada do Brasil. A melhor peça publicitária dessa área receberá o cobiçado Galo de Gramado Paris.

Lembro de meu pai, criado por família alemã de Panambi,RS, onde trabalhou na “roça” até conseguir emprego de “tuco” na Viação Férrea, e da mamãe, que contava que fui salvo por leite de mãe preta. Ela dizia que eu deveria rezar sempre para Nossa Senhora Aparecida, que a  ajudou em sua fé a minha sobrevivência e convivência como “guri”, com deficientes visuais e altistas descendentes de nações de Chopin, São Francisco de Assis e do Paizinho Russo no colégio Visconde de Rio Branco de Santa Rosa de Lima.

Com a triste 2ª Guerra Mundial se instalou a violência com a caça às “bruxas” principalmente aos coleguinhas germânicos e italianinhos, e muitas vezes ” peleava”e apanhava por eles, ao ponto de um dia ter chegado em casa com hematomas e meu pai se armou e foi ao colégio se oferecer para exercer a guarda voluntária.

Parabéns grande senhora Maria Helena Sartori pela feliz iniciativa.

Acreditemos no Brasil.

Pela Pátria, morremos na esperança.

      * Publicitário e Jornalista

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *