ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artigos e Notícias

LAIRSON KUNZLER, UM COMUNICADOR NA HISTÓRIA DA NOSSA PUBLICIDADE

*João Firme

Uma vida pautada pela autenticidade e simplicidade foi assim a de Lairson. Conheci-o como empresário, promovendo semanalmente duas galinhadas noturnas na revenda Gaúcha Car, na Protásio Alves, e foi lá que comprei dois “fucas”,meus primeiros automóveis. Certo dia, um promotor de vendas, no ardor da falácia, declarou que ali se fazia um serviço de relações públicas com o lauto jantar de confraternização. Na época, o Conselho de RP cobrou-lhe um profissional formado e Lairson contratou o presidente do Sindicato da categoria,  respeitando a regulamentação, como administrador de empresas que era.

Na década de 1980, realizou-se em São Paulo, o Congresso Mundial de Publicidade, organizado pela IAA-International Advertising Association de Nova York e ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade.  Na presidência do SINAPRO-RS e na vice regional do Congresso, propus à Locarauto de Lairson o patrocínio do evento com 10 automóveis para o transporte dos conferencistas. Como  contrapartida,  um estande da empresa  com exclusividade no Ipirabuera. Ele  topou,  divulgando a Locarauto em São Paulo, seguida de agradecimentos por parte de dois pesos pesados da publicidade nacional na época,  Geraldo Alonso e Mauro Salles, presidente e vice-presidente respectivamente do Congresso.

Em 2012, decidi fazer uma chapa de consenso para a nova diretoria do SINAPRO a partir de 2013 e o primeiro colega a ser consultado foi Lairson,  que assumiu como Secretário-geral, tomando  posse em  4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda,no Plaza São Rafael, com Delmar Gentil na presidência; Alexandre Skowronsky,na vice ; Ligia Lirio na Tesouraria e mais 6 Conselheiros, eu inclusive. Nas reuniões de diretoria semanais desde março de 2013, Lairson sempre se destacou demonstrando conhecimentos e profissionalismo.

No mês de julho de 2012, solicitei à PAIM a cessão da réplica da peça premiada pela agência em Cannes para mostrar aos publicitários cubanos numa conferência que fiz em Havana sobre Publicidade Social em agosto do ano passado.  Lairson fez questão de entregar-me a peça na sede da ALAP, a qual está exposta na Associação dos Profissionais de Design Cubanos como uma obra de arte e criatividade da propaganda brasileira.

Em novembro de 2013, convidei-o para ser homenageado com o Mérito Publicitário no dia Mundial da Propaganda na ação social das entidades de propaganda (ALAP, ABAP, ARP e SINAPRO) no Plaza São Rafael Hotel, justificando a homenagem por ter colaborado com a propaganda brasileira no Congresso Mundial de Publicidade em São Paulo. Ele lamentou, informando que estaria no exterior e propôs recebê-la este ano no 4° Cozinheiros da Solidariedade que está programado para o dia 4 de dezembro no Plaza. O cenário urbano revela insegurança nos dias de hoje, até na volta para casa. Foi isto que lhe tirou a vida, o que pode acontecer com qualquer um de nós.  Espero poder estar aqui e cumprir o pedido de Lairson, prestando-lhe esta merecida  homenagem póstuma.

*Jornalista e Publicitário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *