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 LEIS DA PROPAGANDA, DA CULTURA E ARTE SÃO O NORTE DA ALAP

A propaganda surgiu como braço  informativo do sistema econômico em que se inseria. Antes do final do século XIX,a mídia impressa veiculava anúncios  que, na maioria dos casos, consistiam em texto puro, mas datam  já desta época as primeiras ilustrações de produtos aceitos pela  sociedade. O anúncio nasceu,assim,da incorporação de diferentes manifestações culturais: da literatura e do jornalismo.absorveu o texto, do desenho e da pintura,trouxe as ilustrações – dando origem a algo diverso e novo nas artes plásticas  e em muitas outras áreas da expressão humana.

A chegada do Rádio nas décadas de 20 e 30, traz grande impacto ao desenvolvimento da sociedade,dando-lhe gradualmente,formato próprio pela inclusão do som e da música. O “reclame é substituído pelas peças fotográficas e hoje digitalizadas. Se com a chegada do Rádio, foi dada voz às mensagens publicitárias, com o nascimento da TV a ela foi dada imagem em movimento.

O Brasil tem demonstrado que pode produzir publicidade com características culturais próprias, capaz de ser confrontada com produtos de outras nações.inclusive para o Ocidente industrializado.  Por isso é freqüentemente apresentado como um país que lutou contra a intrusão cultural e ganhou a batalha.  De fato  há evidências de que este parece ser o caso. Sustentação para tal é fornecida pelas premiações obtidas,no exterior. Com o objetivo de dimensionar a publicidade como manifestação cultural foi promovido em novembro de 2002 pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade(Alap) e a Faculdade dos Meios de Comunicação  Social da Pucrs, o seminário “A Cultura como Fundamento da Publicidade”.

Este seminário foi aprovado em setembro do mesmo de 2002 pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura,através da Secretaria do  Audiovisual do Ministério da Cultura,possibilitando a utilização pela primeira vez num evento publicitário, dos incentivos da Lei Rouanet para a realização para a realização do 14º Festival Mundial de Publicidade de Gramado realizado de 11 a 13 de junho 2003 sob o tema “Criatividade Vale Ouro”.

E reconhecido assim a propaganda como um balizador da cultura premiando a ALAP como entidade de defesa de direitos sociais ligadas à cultura e arte, oficializando seu prêmio Galo de Gramado para a propaganda  e Festival de Gramado como evento de comunicação  de referência nacional pelo Itamaraty.

Que me chamem de escritor de bairro assim como disseram para outros que foram para a Academia de Letras mas os que não entenderem a importância da Legislação Publicitária, e da Cultura e da Arte  lhes responderei com um Aqui Farroupilha de Paixão Cortes e Érico Veríssimo que se consagraram como escritores e redatores de propaganda.

*João Firme
Publicitário,Jornalista e Advogado

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