ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}{:br}Artigos e Notícias

O INTERNACIONAL, GALINHADA E A PROPAGANDA

56373571_800928616951590_2235833246992564224_n

*João Firme

Dia 7 de abril, data do jornalista e da saúde. Pegando o gancho da véspera em que foram comemorados os 50 anos do Beira-Rio, e do último dia 4 com as 110 primaveras do Internacional, recordo meu envolvimento com o time do Falcão, o “o Rei de Roma”, meu ídolo no futebol e no Bem por ajudar o Instituto da Criança com Diabetes, projeto premiado em Paris na 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, realizada no dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil.

Minha agência Arauto tinha um criativo chamado Sergio Marques, que fazia a folheteria do time do Tesourinha nos anos 60 e ele era nosso modelo para divulgar obras sociais, doando seu cachê.

Saiu uma concorrência para a venda de 200 títulos patrimoniais para terminar o estádio e um dos itens dizia que a empresa vencedora teria um prêmio, cadeira cativa, se os títulos fossem vendidos antes de 90 dias.

Usamos somente a mídia impressa, orientando os corretores vendedores que aos domingos fossem aos morros e oferecessem “galinhadas” para 20 pessoas e aproveitassem o Clima de Alegria para faturar. Apareceu um turco, chamado Mansur com carta de referência do Saul, diretor das Óticas Precisão. Ele, além da comissão pela venda dos títulos, solicitou 30 galinhas e aos sábados e domingos formava filas para a “galinhada” com pães da padaria da irmã do então frei Irineu Costella, pároco da Igreja Santo Antonio, e após vendia os títulos. Em 60 dias foram todos.

E comemoramos com “galinhada” no morro da Tuca, terreiro do frei Costela, e a venda toda aconteceu um mês antes do prazo com os meus 17 criativos da Arauto. Transferi o prêmio para o funcionário Sergio Marques, que trouxe a conta do Internacional, sonho de todas as agências de propaganda para constar no portfólio.

Como não me envolvo com futebol e política, mas admiro os que são éticos e vencedores, continuo trabalhando para viver com esperança de um Brasil melhor, tudo o que a Sociedade quer.

*Publicitário e Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *