ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artigos e Notícias

O RÁDIO NA MINHA VIDA

Aos 14 anos,viajava com o pároco de Santa Rosa aos domingos como corinha para ajudá-lo na celebração de missas no interior e convidava o público pelo Auto Falante para entrar na Igreja.

Aos 18,consegui emprego na Rádio Santa Rosa como locutor e estudava à noite ouvindo música  clássica de  órgão na Rádio Belgrano de Buenos Aires e depois peregrinei por 7 emissoras, chegando em Porto Alegre trabalhei como repórter na Itaí e convidado pelo  Mauricio Sirostsky  Sobrinho passei  para a  Rádio Gaúcha onde aprendi a vender comerciais, fazendo um programa aos sábados com Elis Regina.

Nas agências que fundei, Minuano, Arauto e Farol , e o SINAPRO-RS que presidi por 31 anos, tinha música ambiental para todos.

Em 1965,nossa turma de publicidade da FAMECOS/PUCRS, idealizou uma Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso, fui escolhido como presidente e designado para ir a Washington e Nova York, convidar a Jacqueline Kennedy para vir inaugurar a EFAP no dia 13 de dezembro.

Na capital americana tinha um colega de Cachoeira do Sul que era diretor Voz da América na área brasileira e me proporcionou um estágio de uma semana na emissora que transmitia em onda tropical e curtas em 37 idiomas  para divulgar a maior nação do planeta.

Como trabalho de conclusão do curso, entrevistei por 5 minutos, o secretário-geral da OEA-Organização dos Estados Americanos  e trouxe a gravação para apresentar aos meus colegas, ao governador Meneghetti e a Rádio Guaíba transmitiu na integra o meu trabalho de repórter.

Idealizei  a tese O Direito à Publicidade sem Censura e a  apresentei   em nome da ABAP e SINAPRO-RS no  3º Congresso Brasileiro de Propaganda realizado em 17/4/78, sendo a mesma provada pelo plenário.

E em setembro do mesmo ano, o Ministério da Justiça do governo Figueredo acatou nosso pleito e  extinguiu a Censura Prévia no Rádio e na TV que durou 7 anos na revolução.

No Festival de Gramado de 2017, o presidente do evento,Sergio Gordilho da agência Africa, atendeu meu pedido para termos um painel sobre o Rádio nas Plataformas de Mídia na Internet e vamos fundar a Associação Latino-Americana de Diretores Comerciais de Rádios.

E continuo ouvindo Rádio, no automóvel , em casa e na ALAP quando escrevo e passo e-mails, me sentindo extremamente feliz.

*João Firme
Publicitário, Jornalista e Radialista
alap@terra.com.br

 

Ouça o Spot do Festival de Publicidade de Gramado de 2017 que um grande número de emissoras de rádios está divulgando:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *