ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artigos e Notícias

OS REIS MAGOS DA PROPAGANDA

Imaginemos que a Cruz, a Estrela de Belém, o Galo que cantou 3 vezes perdoando  e para a Propaganda dá o retorno, enquanto o Leão urra e todo mundo corre, e partimos  destes pressupostos que Cristo  foi o maior marqueteiro  no mundo pela sua Igreja,segundo sermão que ouvimos  na Missa de Ação de Graças no Dia Mundial da Propaganda, 4 de dezembro de 2016 na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, celebrada pelo  comunicador Frei Irineu Costela, razão deste artigo.

Roberto Duailibi, no Festival de Gramado de 2007, deu esta joia de afirmação:” Dediquei meu passado para a construção do meu futuro”. Para ele, a função da publicidade é “tirar as pessoas de seus invólucros, de suas amarras e levá-las a assumir atitudes com relação à vida.”

Luiz Coronel: ” Enquanto RJ e SP administram catadupas de verbas, oriundas de contas de bebidas, celulares, automóveis, afora o manejo de verbas estatais, nós repartimos fatias menores do bolo. Temos, nós mesmos, de edificar nossos fatos, feitos e eventos. Aí está o Festival Mundial de Publicidade de Gramado realizado nos anos ímpares desde 75 e para não ficar “com as imensas mãos abanando”, como disse o poeta Vinícius, edições extras no exterior a partir  2004 quando começou em Paris. Não será olhando, contemplando, que vamos alcançar os objetivos que justificam tão largo passo”.

Renato Castelo Branco, grande conferencista do Festival de Gramado de 1981,declarou:” Mas por que não podemos fazer pela propaganda brasileira o que Villa Lobos fez pela música, Jorge Amado pela literatura, Di Cavalcanti pela pintura? Isto é: atingir o universal através do regional. As agências brasileiras terão que encontrar o caminho para se transformarem na ponta de lança da indústria e da economia nacional – como as grandes agências americanas o foram de seu país`”

E entre os Reis Magos, nos identificamos com Artaban, o quarto deles e ao Emaús que nortearam suas vidas para o Bem.

João Firme
Publicitário e Jornalista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *