ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

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ENCONTRO DO BEM HOMENAGEIA ADVOGADOS E COMUNICADORES

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Alexandre Gadret com os Troféus Quero Quero e Águia de Haia que serão repassados a Octávio e Christina Gadret

Mais uma edição do Encontro do Bem ocorreu nesse sábado, ao meio-dia, no Centro de Eventos Laçador em Porto Alegre. O evento foi celebrado no Dia do Advogado e a ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), em parceria com o Instituto Ver Hesíodo Andrade, aproveitou o 11 de agosto para entregar o Certificado Águia de Haia em tributo a Rui Barbosa para quem exerce o Direito. Comunicadores também foram agraciados com o Certificado Quero-Quero do Bem. A apresentação foi do radialista e publicitário Dorotéo Fagundes.

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João Firme e Paulo Sérgio Pinto exibem o cofrinho “Amor pela Vida”

O vice-presidente da Pampa, Paulo Sérgio Pinto, foi nomeado Conselheiro e Presidente Latino-Americano da ALAP para o triênio 2019-21. O projeto “Amor pela Vida” será premiado Hors-Concours na 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, no dia 21 de setembro, às 15h, na Embaixada do Brasil na capital francesa.

Alexandre Gadret representou a Pampa no evento

O presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, recebeu, em nome de seu pai, o presidente do Conselho de Administração da Pampa, Octávio Gadret, e de sua irmã Christina Gadret (presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão), os Troféus Águia de Haia e Quero-Quero do Bem das mãos do ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho e Patrono da ALAP, Dr. Gelson de Azevedo. “Minha família é composta por 100% de advogados, a não ser a minha pessoa, já que acabei optando pela engenharia”, brincou Alexandre Gadret, que enalteceu as ações da ALAP com a comunicação e as causas sociais. “Ficamos muito contentes com o carinho de sempre da ALAP. É um trabalho muito fortalecido em termos de união do setor da comunicação e também apresenta nobres causas como estas que o Encontro do Bem tem promovido”, elogiou o presidente da Pampa.

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O consultor da ALAP Jair Meneghetti, secretário-geral da ALAP e presidente do IVER João Firme, a turismóloga Lenora Horn Schneider e o radialista Dorotéo Fagundes exibem os Certificados Quero-Quero do Bem e Águia de Haia, além do cofrinho do Instituto Ver

Cofrinhos do Instituto Ver serão espalhados por Porto Alegre

O Instituto Ver teve o seu plano de expansão nos mais diversos estabelecimentos divulgado, através da seção “Instituições do Bem” no site www.institutover.org.br. As empresas presentes dos mais variados segmentos colaborarão para adquirir verba para a ONG com o projeto dos cofrinhos, que serão expostos nas lojas listadas na página (www.institutover.org.br/instituicoesdobem), onde consta mais informações para as demais interessadas em ajudar a entidade, que realiza o Teste do Olhinho e sessões de estimulação e reabilitação visual em crianças de 0 a 10 anos a fim de evitar a cegueira precoce.

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Maurênio Stortti (em pé) se recordou de quando foi aluno de Gelson de Azevedo (segundo da esquerda pra direita) e dos tempos de Rede Pampa

Portugal receberá em novembro as peças premiadas em Paris

O advogado Maurênio Stortti, diretor-presidente do Grupo M. Stortti, elogiou Gelson de Azevedo, de quem foi aluno, e reforçou a capacidade de aglutinação de pessoas por parte de João Firme de Oliveira, presidente do Instituto Ver e Secretário-Geral da ALAP, em prol de fazer o bem. Stortti aproveitou a presença de Alexandre Gadret para recordar os três anos em que trabalhou na Pampa. “Aprendi muito sobre rádio, pois o dr. Octávio Gadret é o rei do rádio, criou várias emissoras. Na época em que a Caldas Júnior teve aquele problema sério financeiro, muitos comunicadores foram para a Pampa”, lembrou.

O Grupo M. Stortti possui escritórios de Direito Internacional em Porto Alegre, São Paulo e Cascais em Portugal e a empresa auxiliará a ALAP a divulgar seus eventos nos demais países de língua portuguesa. Consultor da ONU, Maurênio Stortti contou de seu estágio em Angola, no fim do período comunista do país, ressaltando uma aproximação com a cultura africana. “Hoje participamos do processo de levar empresas brasileiras para trabalhar em Portugal”, explicou, reforçando que a nação de Camões é considerada “a Nova York dos países de língua portuguesa, pois os africanos têm Portugal como horizonte”. Os projetos e peças de propaganda social premiados na Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em Paris, no próximo dia 21 de setembro, serão exibidos em novembro na Embaixada do Brasil em Lisboa.

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Abdon Barreto Filho (C) condecorou João Firme (D) como Cavaleiro Farroupilha Benemérito, honraria de Dorotéo Fagundes

Aplicativo traz informações completas sobre o Turismo no RS

O diretor de Turismo da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Abdon Barreto Filho, divulgou o aplicativo Turismo RS, desenvolvido por ele e que apresenta as atrações que ocorrerão no Estado, além de conter informações turísticas de todos os 497 municípios gaúchos. “Conseguimos fazer a regionalização do setor com 27 regiões turísticas que representam 371 municípios”, ressalta Barreto, reforçando o crescimento do interesse dos gaúchos pelo Turismo Paleontológico, do qual foi criador. Apesar dos inúmeros problemas vividos pelo país, Abdon Barreto Filho mantém a esperança por dias melhores. “Nós temos três Brasis. O Brasil da miséria e da desgraça. O Brasil dos corruptos e corruptores. E o Brasil da gente, de pessoas como nós que queremos ajudar e proporcionar o bem a todos”, exclamou Abdon Barreto Filho.

621A foto vencedora do concurso de fotografias humanizadas em rios gaúchos

Vencedor do “Não Deixem Morrer meu Rio” é conhecido

Dorotéo Fagundes apresentou as fotografias humanizadas premiadas do concurso “Não Deixem Morrer meu Rio”, idealizado pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas, do qual é presidente. Promovido pela ALAP, a Associação Latino-Americana de Publicidade concederá à foto vencedora, clicada no Rio Uruguai (acima), juntamente com as outras duas finalistas, o Galo de Gramado-Paris. As três melhores imagens também ganharão troféus do Instituto Cavaleiros Farroupilhas e da Maçonaria. As fotografias ainda receberão uma mostra na Expointer, certificados de Mérito de Responsabilidade Social da ALAP, além de ilustrarem a Agenda Gaúcha 2019.

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A ALAP se tornou Instituição de Espírito Farroupilha

O radialista e cantor nativista entregou a João Firme de Oliveira a honraria de Cavaleiro Farroupilha Benemérito, concedido pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas. A ALAP recebeu do mesmo o título de Instituição de Espírito Farroupilha. Ambos foram homenageados pelos relevantes serviços prestados às finalidades cívicas, culturais, educacionais e sociais. Dorotéo Fagundes encerrou o Encontro do Bem cantando o Hino Rio-Grandense.

TEXTO E FOTOS: Marco Maciel
Assista a vídeos do Encontro do Bem no Facebook da ALAP.

PRESIDENTE DO TRF4 RECEBE VISITA DA ALAP

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O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Thompson Flores, recebeu nesta tarde (7/12) a visita de uma comitiva de representantes da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap). Os visitantes vieram entregar um prêmio hors concours da associação pelo reconhecimento do trabalho e da obra jurídica de Thompson Flores. O encontro aconteceu na sala da presidência do tribunal.

“É uma grande honra ser agraciado e obter uma condecoração de uma entidade internacional tão consolidada como a Alap. Como sempre ressalto, esse troféu, na verdade, é um prêmio para o TRF4 e para a Justiça Federal da 4ª Região, eu sou apenas o seu representante”, destacou o magistrado durante a visita.

Thompson Flores destacou que “assim como a comunicação e a área de propaganda, nós do Poder Judiciário também temos essa determinação com a busca pela verdade e, juntamente com entidades como a Alap, estamos preocupados com a educação e com a situação do nosso país e do seu povo”. O desembargador ainda declarou que a Justiça está “trabalhando para ajudar a transformar a realidade do Brasil, servindo à nação e colaborando com o fortalecimento das instituições essenciais da nossa república”.

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A comitiva da Alap foi composta pelo secretário-geral administrador, João Firme de Oliveira, pelo presidente honorário e fundador da associação, Luiz Coronel, pelo diretor de marketing, Itamar Gravem, e pelo dirigente e publicitário, Günther Staub. A diretora de comunicação do TRF4, Analice Bolzan, também participou da reunião.

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Thompson Flores recebeu a láurea franco/brasileira Galo de Gramado de Paris numa placa pela sua obra jurídica e pela sua atuação na defesa da liberdade de imprensa e da propaganda ética. O presidente do TRF4 também foi contemplado com os certificados Águia de Haia e Paixão Côrtes Celestial pela ALAP e pelo Instituto Ver Hesíodo Andrade, a Ong da Propaganda, da Justiça e do Paixão Côrtes. O desembargador ainda foi homenageado como Benemérito Latino-Americano da Responsabilidade Social, certificado firmado pela fundadora, responsável técnica e presidente do Instituto Ver, Dra. Rosane Ferreira, médica oftalmologista e pediátrica, candidata ao Prêmio Nobel de Oftalmologia pela Câmara de Vereadores de Gramado desde junho de 2017.

Matéria original publicada no site do TRF4.
Fotos: Sylvio Sirangelo/TRF4

PREMIADOS EM PARIS SÃO RECEPCIONADOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE GRAMADO

45003829_1918509314899549_468053793477492736_nDa esquerda pra direita, Caê Caráccio, Manu Caliari, Francisco Moesch e João Firme

No dia 26 de outubro, ocorreu a cerimônia de premiação de peças de Propaganda Ética e Social, contempladas na 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris. Os premiados na capital francesa, em cerimônia realizada na Embaixada do Brasil, receberam suas láureas na Câmara Municipal da cidade das hortênsias. Na oportunidade, foi lançado o 8º Prêmio Estudantil Internacional de Gramado, programado para o dia 7 de junho de 2019, paralelo ao 22º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. A premiação será sobre Projetos de Propaganda Ética e Social e a inscrição é gratuita para estudantes de todo o mundo no site www.alap.com.br até 15 de maio do próximo ano.

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Francisco Moesch recebe o Certificado Águia de Haia, Mérito Publicitário Latino-Americano

A Presidente da Câmara Gramadense, vereadora Manu Caliari (PRB), inaugurou o evento. A conferência foi do presidente da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS e patrono do evento, o desembargador Francisco José Moesch. O palestrante foi o publicitário Caê Caráccio, CEO da agência Porto Criativo sediada em Araraquara-SP e presidente da ALAPCOMM (Associação Latino-Americana de Professores de Propaganda e Marketing). Como Curador, o Secretário-Geral da ALAP, João Firme de Oliveira.

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Integrantes de agências da LEAG Group receberam seus prêmios do Festival de Paris

Caráccio recebeu a Menção Honrosa pela inscrição do projeto “Instituto Neymar Jr” na categoria Obras Sociais. Estiveram presentes também representantes das agências Cervantes e Avalanche Vitória, pertencentes à LEAG Group, rede global de agências locais independentes. Os profissionais foram contemplados também com a Menção Honrosa em Obras Sociais, pelo projeto da APAE de Poços de Caldas-MG, em peça protagonizada pela atriz Nany People. Todos os filmes vitoriosos no Festival de Paris foram exibidos na solenidade.

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Os filmes premiados na Edição Extra do Festival de Gramado em Paris foram apresentados na Câmara Municipal

3º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PUBLICIDADE DESTACA PROPAGANDA ÉTICA E SOCIAL

Matéria veiculada no Jornal da Pampa de 24 de outubro de 2018

44819305_1099076803601170_2414462525971103744_nLuiz Lara (C) é agraciado com Certificado Águia de Haia, láurea em homenagem a Rui Barbosa

Aconteceu na tarde de quarta-feira, 24 de outubro, o primeiro dia do 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, no Plaza São Rafael em Porto Alegre. O evento, promovido pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), celebra os 40 anos da fundação do primeiro Sindicato de Agências de Propaganda do país no Rio Grande do Sul, atual SINAPRO-RS.O Congresso teve como mestre de cerimônias Felipe Vieira, apresentador do SBT-RS. O jornalista chamou para o palco os publicitários Luiz Lara, fundador e Chairman da Lew’Lara/TBWA; Zander Campos da Silva, pioneiro da Propaganda em Goiás e proprietário da Cannes Publicidade; e o jornalista Pyr Marcondes, diretor do Meio & Mensagem.

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Luiz Lara fez a palestra inaugural do 3º Congresso

Luiz Lara abordou a importância da Propaganda Ética e Social, ressaltando o acolhimento, pertencimento e reconhecimento da mensagem por parte de quem a recebe. “A boa propaganda não obriga ninguém a adquirir o produto. Ela informa o cidadão, respeita sua habilidade de escolha”, justifica, considerando a publicidade brasileira uma das mais criativas do mundo, reiterando que a marca é o que difere um serviço de outro, pois o consumidor de hoje tem como objetivo escolher uma com a qual se identifique como pessoa. “Todas as marcas têm que ter uma conversa verdadeira e autêntica com seus públicos, pois os novos consumidores exigem uma clareza quanto aos seus propósitos e causas”, esclareceu Lara.
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Pyr Marcondes comentou a mudança de comportamento da sociedade nos últimos anos
Pyr Marcondes tomou a palavra e fez uma autocrítica a respeito do mercado nem sempre se valer de mensagens éticas e sociais nas comunicações, citando como exemplo as campanhas de cervejas de anos atrás. “Talvez na época tivesse aquela permissão, mas havia ali um preconceito. Era um apelo que a publicidade se dava o direito de usar, usando modelos femininas e situações beirando a sensualidade pra vender produtos”, recordou o jornalista, sublinhando a mudança deste ponto de vista através do advento do mundo digital.
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Zander Campos recordou a história da Propaganda desde antes de Cristo
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Zander Campos chamou a atenção para a responsabilidade da publicidade ética e social brasileira, alertando que o mundo inteiro repercurte as mensagens propagadas pelo país. “Estamos num mundo sem fronteiras. A publicidade digital ultrapassou todos os princípios. Temos que preservar a ética e valorizar o social, são dois conceitos paralelos que se aplicam”, destacou Zander, que no fim do evento palestrou sobre a história da Propaganda. “A Publicidade conscientiza, a Propaganda vende”, exclamou o autor do livro “Dicionário de Marketing e Propaganda”, referência na área.
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Felipe Vieira (E) foi o mestre de cerimônias, enquanto João Firme (D) coordenou o evento
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O Secretário-Geral da ALAP, João Firme de Oliveira, reforçou a necessidade de se premiar a Propaganda Ética e Social, atendendo ao pedido do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Na sequência da solenidade, várias homenagens foram entregues, como os Certificados Águia de Haia para advogados e representantes do Direito, Quero-Quero para jornalistas e representantes da comunicação e o Paixão Côrtes Celestial.
A Bandeirantes e a Pampa ganharam prêmios especiais. O diretor-geral da Band-RS, Sérgio Cóssio, representou Johnny Saad, Presidente do Grupo Bandeirantes e Patrono da Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado em Paris, realizado na capital francesa no último dia 21 de setembro. Já o presidente da Rede Pampa de Comunicação, Alexandre Gadret, recebeu a homenagem em nome de seu pai, Otávio Gadret.
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Dra. Sulamita Santos Cabral (C) recebe láureas da ALAP
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O Grupo Zaffari foi destacado pelo seu diretor Airton Zaffari como Cidadão Latino-Americano do Empreendedorismo 2018. O publicitário, jornalista, advogado e escritor Zander Campos da Silva foi agraciado como Cidadão Latino-Americano do Bem. Todos receberam o troféu Galo de Gramado, a Águia de Haia e o Certificado Paixão Côrtes. O jornalista Mário de Albuquerque, autor do livro “Berta – Os Anos Dourados da Varig”, foi premiado Hors-Concours  na 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris com o Galo de Gramado de Paris e o Paixão Côrtes. O advogado Nério Letti entregou as láureas a Albuquerque, criticando o fim da empresa pioneira na aviação brasileira: “O Brasil ainda vai julgar quem fechou a Varig”, criticou. Mario de Albuquerque, que trabalhou na empresa de 1954 a 1993, se recordou que os pilotos se negaram a mudar a logomarca da Varig, a fusão do Ícaro com a Rosa dos Ventos, que perdurou até a falência em 2007.
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Os homenageados receberam suas premiações no palco
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O publicitário Caê Caráccio, da agência Porto Criativo de Araraquara-SP, recebeu o Hors-Concours pela inscrição do projeto do Instituto Neymar Jr. O IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul) recebeu Preito de Gratidão entregue à Dra. Sulamita Santos Cabral, jornalista, advogada e “fada madrinha” da ALAP, pelo Desembargador e Presidente da 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, Francisco José Moesch, que teceu elogios à inteligência e competência da Dra. Sulamita à frente do IARGS. Ela agradeceu, falando em nome dos premiados e elogiou o Instituto Ver, afirmando que a ONG tem um outro olhar da sociedade, da propaganda e da justiça.

O músico Renato Fagundes de Abreu apresentou, no encerramento do 3º Congresso, as imagens premiadas de rios gaúchos no concurso de fotografias humanizadas “Não Deixem Morrer meu rio” e anunciou a segunda etapa com os rios brasileiros, prevista para o 1º Festival de Propaganda Ética e Social Internacional de Porto Alegre, previsto para os dias 23 e 24 de março de 2019, na semana de aniversário da cidade sorriso com premiação e Projetos e Propaganda Social e diversas atrações.

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Texto e fotos: Marco Maciel
FACEBOOK COM FOTOS E VÍDEOS

PAULO VELLINHO E A PROPAGANDA ÉTICA E SOCIAL

20180313_140218Na foto, da esquerda pra direita, João Firme, o publicitário Roberto Sirotsky e Paulo Vellinho

*João Firme 

Paulo Vellinho foi insigne empreendedor que adquiriu a marca Admiral porque olhou fundo nos olhos do americano que lhe deu os direitos no Brasil, afirmando que não tinha dólares nem cruzeiros, mas iria lhe pagar em pouco tempo, pois tinha convicção no seu trabalho que transformaria vidas. Vellinho merece um Monumento para ficar na história e estou trabalhando na idealização deste para talvez colocá-lo ao lado do Carlos Nobre, jornalista, radialista e pianista que marcou época quando, juntos, laboramos com o Mauricio Sobrinho em 1968 na Rádio Gaúcha no Edifício União.

Por que ao lado Carlos Nobre? Tive a felicidade de conviver com o Vellinho nos tristes tempos de sete anos com a espada da Censura Prévia no Rádio e na Televisão. Em 1974, o Bispo Hoara, o censor mais “durão” que conheci em toda a revolução, suspendeu por um domingo Nobre na TV Gaúcha pela afirmação que estava suando por falta de  “frescura” no estúdio, pois não estava funcionando o aparelho Springer/Admiral, seu patrocinador. Na condição de Presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no RS, recém-formado em Direito, enfrentei a “fera” com o Aurélio na mão, lendo o que era “frescura”: clima bom e aproveitei para reclamar dos cortes indevidos que ele vinha fazendo nos textos de promoção que continham peças de lingerie de mulher. Mas o Bispo, que não gostava nem de Igreja, não aceitou minha defesa oral, e soltou seu verbo de “ignorante” com palavras de baixo calão como: veado, fresco e p…, e na gritaria perguntei sobre calcinhas e soutiens: o que as agências deveriam fazer? A resposta foi incontinente: Calças de Mulher e Corpinho. Que barbaridade Bispo, eu não acredito nesta volta ao passado. Hasta la vista!

Com  o apoio do Paulo Vellinho e do Ernani Behs da Ogilvy&Mather, que tinha a conta da Springer/Admiral, fui ao 3º Congresso Brasileiro de Propaganda em São Paulo e apresentei a tese ”O Direito à Propaganda sem Censura” aprovada pelo auditório em pé no Anhembi e, no dia seguinte, era noticia de capa da Folha de São Paulo, o Estadão, o Globo e outros grandes jornais com o Rádio e a Televisão na retaguarda. Em três meses, Marco Antonio Kraemer, meu ex-funcionário na Arauto e colega da turma de publicitários de 1965 na FAMECOS, convenceu o Presidente Figueiredo, do qual nosso gaúcho de Flores da Cunha era porta-voz de imprensa, para mandar o Ministro da Justiça acabar com a vexatória Censura Prévia nos meios eletrônicos que são concedidos pelo Governo Federal.

Certo dia com o Vellinho, sentamos na VASP para voltarmos à nossa cidade sorriso e o comandante falou conosco para trocarmos de aeronave pela Varig via Foz do Iguaçu, para darmos lugar a um enfermo de idade que precisava urgente chegar no hospital Albert Einstein em SP. Prontamente atendemos e voltamos sorrindo com um banquete de primeira classe proporcionado pela tripulação.

O Rio Grande e o Brasil precisam tanto de Paulos Vellinhos para se reerguerem com a Ética e o Social.

Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança.

*Publicitário e Jornalista

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O RIO GRANDE QUE DÁ CERTO – THOMPSON FLORES

Confira a íntegra do programa “O Rio Grande que dá Certo” da Band/RS, com o presidente do TRF-4, Dr. Thompson Flores, um dos homenageados da 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, no próximo dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil na capital francesa. O programa foi veiculado em 16 de junho de 2018.

Thompson Flores não estará presente em Paris, mas receberá o Preito de Gratidão da Propaganda declarado pela ALAP no 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro no Plaza São Rafael em Porto Alegre. O presidente do TRF-4 será Patrono do evento, realizando a conferência de abertura às 20h do dia 24, sendo premiado por sua obra jurídica e de defesa constante da Liberdade de Imprensa

El Cemefi entregó el Caracol de Plata a la mejor publicidad social de Iberoamérica

RADIO

Sin Comunicação, agencia del estado brasileño de la Paraíba, ganó en la categoria Radio

  • Brasil se llevó el Caracol de plata con el mensaje de radio titulado ”Semana Nacional Do Tránsito” creado por Sin Comunicação para el Sindicato Das Empresas de Transportes Urbanos de Joao Pessoa, Sintur-JP.
  • El Reconocimiento Iberoamericano a la Comunicación Empresarial con Causa, cumple 18 años de entregar el Caracol de Plata.
  • Los mensajes ganadores en esta edición proceden de Argentina, Brasil, España y México.

Ciudad de México, a 16 de mayo de 2018.- El Centro Mexicano para la Filantropía, A.C. (Cemefi) y su programa Caracol de Plata entregó los reconocimientos con los que cada año distingue a la mejor publicidad de beneficio social de América Latina, España y Portugal. La ceremonia de premiación del Reconocimiento Iberoamericano a la Comunicación Empresarial con Causa, en la que los ganadores provenientes de Argentina, Brasil, España y México recibieron su escultura, se realizó en el marco del XI Encuentro Latinoamericano de Empresas Socialmente Responsables.

Esta iniciativa promueve activamente que un mayor número de empresas, agencias de publicidad, medios de comunicación y OSC incorporen el mensaje de bien social a sus estrategias de publicidad, mercadotecnia y comunicación, como herramienta para ejercer la Responsabilidad Social.

En esta edición, se contó con la colaboración de un Jurado Internacional, integrado por 12 personalidades de diferentes empresas, agencias, medios y organizaciones de la sociedad civil de 8 países, quienes evaluaron y seleccionaron los siete mensajes ganadores y trece mensajes finalistas que destacaron por su creatividad, su calidad, su contenido y la trascendencia de las causas que abordaron, entre ellas, problemas visuales, tabaquismo, discriminación, suplantación de identidad en redes sociales, accidentes viales, alcoholismo y bullying.

Al inicio de la ceremonia, Jorge Familiar Haro, Presidente del Consejo Directivo del Centro Mexicano para la Filantropía, subrayó que la comunicación con causa social es una herramienta poderosa.  “Tal como se han desarrollado las áreas de medio ambiente, ética, calidad de vida en el trabajo y vínculo con la comunidad, Caracol de Plata representa el eje de la comunicación y permite a las empresas ampliar y enriquecer sus acciones de Responsabilidad Social para impactar a sus comunidades, clientes y diversos stakeholders.”

Alonso Castellot, reconocido analista de negocios y especialista en el sector empresarial mexicano, así como en temas de responsabilidad social, estuvo a su cargo la conducción de la ceremonia.

El anuncio de los trabajos ganadores y la entrega de los reconocimientos a cada uno de ellos, fue realizado por representantes del Jurado Internacional de esta edición y por miembros del Consejo del Centro Mexicano para la Filantropía.

Mensajes ganadores: 

XVIII Edición del Reconocimiento Iberoamericano a la Comunicación Empresarial con Causa. 

  • Cortometraje: México – La Función de su Vida, creado por El Recreo para Fundación Cinépolis.
  • Impresos: Argentina – Urna, creado por JPG Grupo de Comunicación para La Voz del Interior.
  • Medios Alternativos y Publicidad Exterior: MéxicoMuros Contra la Censura creado por Ogilvy & Mather México para Amnistía Internacional México.
  • Medios Digitales: MéxicoLove Story creado por Young and Rubicam para Telefónica Movistar México.
  • Radio: BrasilSemana Nacional Do Tránsito creado por Sin Comunicação para el Sindicato Das Empresas de Transportes Urbanos de Joao Pessoa, Sintur-JP.
  • Televisión / Cineminuto:Atrapado creado por Alazraki para Convivencia Sin Violencia, Fundación Grupo México y Conciencia Cinemex.
  • Campañas: – Se Buscan Valientes creado por Mediaset España para 12 Meses, Proyecto de Comunicación Social.

Los mensajes finalistas están disponibles en el sitio www.caracoldeplata.org. Los invitamos a conocerlos.

TODOS LOS GANADORES

Acerca de Caracol de Plata.

Caracol de Plata es una iniciativa que surgió en 1999, dedicada a promover la comunicación con causa social, para lo cual impulsa la adopción del mensaje de beneficio social como herramienta de responsabilidad social entre los sectores privado y universitario de Iberoamérica.

El Reconocimiento Iberoamericano a la Comunicación Empresarial con Causa, es un concurso anual de Caracol de Plata, en el que se premia la mejor publicidad profesional de bien social, creada o patrocinada por empresas, agencias de publicidad, medios de comunicación y organizaciones de la sociedad civil.

CEMEFI

Contacto con los medios de comunicación:

Alejandra González (Área Comunicación Cemefi)

Alejandra.gonzalez@cemefi.org

Elena Rivera

Coordinadora de Caracol de Plata

+52-55-5276-8530 extensión 171

info@caracoldeplata.org

CONHEÇA OS VENCEDORES DA 2ª EDIÇÃO EXTRA DO FESTIVAL DE GRAMADO EM PARIS

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Confira a relação dos vencedores da 2ª Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em Paris, que ocorrerá no próximo dia 21 na Embaixada do Brasil na capital francesa. Os premiados que não puderem receber as láureas na França poderão ser agraciados no 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de outubro.

CULTURA
Vencedor: Loja do Bem
Agência: Bolero Comunicação
Inscrição: Ian Thomé

Menção Honrosas:
Peça: Livro 10 Passos Mágicos para o Sucesso
Inscrição: Dionathan Santos

DIVERSIDADE
Vencedor: #MyGameMyName (Vivo)
Agência: África
Inscrição: Sérgio Gordilho

Menções Honrosas:
Peça: Cinto de Segurança inclusive no banco de trás (Vida Urgente – Fundação Thiago de Moraes Gonzaga)
Inscrição: Cinthia Flores

Peça: Acessibilidade
Agência: Bolero Comunicação
Inscrição: Ian Thomé

SUSTENTABILIDADE
Vencedor: Dengue
Agência: Gente Propaganda
Inscrição: Geraldo Souto de Almeida Filho (Geo Filho)

OBRAS SOCIAIS
Vencedor: Fundación Pies Descalzos – Shakira
Inscrição: Andressa Martins

Menções honrosas:
Peça: Projeto APAE Poços de Caldas
Agência: Cervantes/Avalanche Vitória

Peça: Mundo Caslu (Fernanda Gentil)
Inscrição: Andressa Martins

Peça: Instituto Projeto Neymar Jr.

SAÚDE
Vencedor: IncluMojis
Agência: Sistema Dez
Inscrição: Roberto Schmidt

Menção honrosa:
Peça: Quando a vida chama, a dedicação do médico aparece (CREMERS)
Inscrição: Marco Maciel

ARTE
Vencedor: Projeto Meninas Douradas – Book para Debutantes Carentes
Inscrições: Andressa Martins

Menções honrosas:
Peça: A Verdadeira Mágica
Inscrição: Israel Menezes

Peça: Instituto Criar – Fundado por Luciano Huck

AS DAMAS DA SOLIDARIEDADE NA PROPAGANDA

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Com o frio intenso que recém começou, voltei ao guarda-roupa, escolhi peças que ainda podia usá-las por questão de economia e as destinei para o Asilo Padre Cacique, onde era frequentador assíduo na década de 60 com meu colega de microfone na Itaí, Gildo Milmann.

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Recordo que a grande dama da noite Lydia Moschetti (foto acima) recorria à Propaganda comigo ao microfone para saber quais os pontos de moradores de rua no Centro da capital para entregar cobertores que ela comprava. Numa caminhonete, circulava das 22h até 2 horas da madrugada na entrega dessa dádiva mandada por Deus para que muitos continuassem a viver.

Chegou ao ponto que seus sócios na Indústria de Papelões Moschetti notaram que suas retiradas estavam comprometendo o capital da grande empresa, tal era o volume de dinheiro de cobertores distribuídos com alegria.

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Na mesma linha, outra Dama do Dia, Palmira Gobbi (foto acima), usava a Propaganda nas emissoras de rádio para solicitar jornais e comida para os cães, gatos abandonados e cavalos velhos, magros e soltos na rua porque não prestavam mais para o trabalho e eram acolhidos pela Associação Riograndense Protetora de Animais. Com o Rogério Mendelski e o Sergio Zambiasi, nos aliamos como os Três Mosqueteiros e ajudávamos a tradicional entidade, mas notei um líder como D’Artagnan: o Mendelski, que parava carroceiros que batiam nos cavalos e lhes tirava o relho, sob aplausos de motoristas nos volantes.

Vamos promover o 2º Fórum do Bem-Estar dos Animais no aniversário da Cidade Sorriso, no mês de março de 2019, paralelo ao 1º Festival de Propaganda Ética e Social Internacional de Porto Alegre e os resultados das inscrições de material para concorrer à premiação do Troféu Quero-Quero serão revertidos para a ARPA – Associação Riograndense de Animais que vive momentos de penúrias, sem poder ampliar seus serviços sociais. Jornais e Revistas que assino não vão para o lixo, pois os levo para a ARPA, que me recebe de braços abertos.

* João Firme é Publicitário e Jornalista

EDUCANDÁRIO SÃO JOÃO BATISTA RECEBE PREITO DE GRATIDÃO À CIDADE DE PASSO FUNDO

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Representantes dos Rotary’s Iguatemi e Beira-Rio homenagearam o Educandário e a UPF

Uma reunião-almoço no dia 10 de maio marcou mais uma edição do Encontro do Bem, promovido pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) e pelo Instituto Ver Hesíodo Andrade. O evento prestou uma série de homenagens à cidade de Passo Fundo e foi sediado no Educandário São João Batista, centro de reabilitação que atende crianças e adolescentes com deficiências múltiplas no bairro Ipanema, em Porto Alegre.

Apresentado pelo radialista e publicitário Dorotéo Fagundes, o Encontro do Bem que serviu como a reunião semanal do Rotary Club Beira-Rio recebeu o Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, além da mentora e responsável técnica do Instituto Ver, a oftalmologista Rosane da Cruz Ferreira. Ambos ministraram palestras. O evento ainda rendeu um pocket-show de Teixeirinha Neto.

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Da esquerda pra direita: o Reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; a presidente do Educandário, Eveline Streck, ambos com seus Certificados de Mérito de Responsabilidade Social do Instituto Ver; além de Dorotéo Fagundes, João Firme e a Dra. Rosane Ferreira, fundadora e responsável técnica do IVER

O dia em que João Firme e Teixeirinha almoçaram com as estrelas na Tupi

O secretário-geral da ALAP e presidente do Instituto Ver, o publicitário João Firme de Oliveira, justificou o Preito de Gratidão à cidade de Passo Fundo através da bolsa de estudos que conseguiu na UPF na década de 70 para cursar Direito, devido à propaganda que fazia da cidade com o programa de televisão que comandou com o folclorista Paixão Cortes, “Cidades Gaúchas”, na antiga TV Piratini (hoje TVE de Porto Alegre).

Uma história que João Firme nunca esquece é o apoio que recebeu de Teixeirinha para promover o 1º Seminário do Novo Código de Processo Civil, elaborado pelos formandos em Direito da UPF dos quais Firme fazia parte. O projeto foi apresentado na hoje extinta TV Tupi, mais precisamente no “Jantar com as Estrelas” comandado por Airton e Lolita Rodrigues na edição de 23 de agosto de 1973. “Levei uma comitiva de estudantes e pedimos pro Teixeirinha ir com a gente, sem cobrar cachê, pra divulgar nosso evento. O cantor tinha três compromissos naquele dia, mas cancelou todos, pagou sua passagem e a da Mary Terezinha, e tivemos uma repercussão nacional muito grande com o programa”, festeja o publicitário, natural de Santa Rosa, Cidadão de Porto-Alegre, Cidadão Gramadense, e que também se considera Cidadão de Passo Fundo.

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Teixeirinha Neto relembrou clássicos do avô em pocket-show

Teixeirinha Neto, que receberá junto com seu pai o Galo de Gramado-Paris pela música “Querência Amada” composta e eternizada por seu avô, entoou a famosa canção no Encontro do Bem, além de, é claro, “Gaúcho de Passo Fundo”. A tradicional Jornada Literária de Passo Fundo também será premiada Hors-Concours na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, em 21 de setembro.

Reitor conclui mandato de oito anos na UPF comemorando crescimento

Ao chamar o Reitor da Universidade de Passo Fundo, Dr. José Carlos Carles de Souza, pra realizar sua palestra, Dorotéo Fagundes recordou ter realizado seu primeiro show como cantor e compositor na própria UPF. Em sua fala, José Carlos a classificou como uma instituição comunitária e filantrópica, fruto da vontade da comunidade, justificando com números o crescimento que conseguiu para a faculdade durante seus oito anos de gestão. “Quando assumimos em 2010, tínhamos um orçamento de 195 milhões, e estamos entregando o comando em 2018 com 356 milhões”, celebrou o Reitor, cujo mandato se encerra em junho. José Carlos citou ainda a participação da UPF no Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153 entre Passo Fundo e Erechim, a chamada Transbrasiliana, cuja conclusão segue indefinida. “Os políticos infelizmente continuam replicando os erros do passado”, lamentou.

A Universidade de Passo Fundo conta com mais de 18 mil alunos, cerca de mil professores, 1250 funcionários e em torno de 77 mil profissionais formados. Apresenta 60 cursos de graduação, 15 cursos de mestrado, seis de doutorado, 130 grupos de extensão, entre outras atividades. A UPF possui três campi em Passo Fundo, os demais ficam em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade. José Carlos Carles de Souza recebeu o Certificado de Mérito de Responsabilidade Social do Instituto Ver das mãos da Dra. Rosane Ferreira e de João Firme.

Para Rosane Ferreira, crianças diagnosticadas com autismo precisam apenas de óculos

A responsável técnica do Instituto Ver, Dra. Rosane da Cruz Ferreira, afirma que a principal causa de deficiência visual é a simples falta de óculos, apontando que uma criança fica cega a cada minuto no planeta e que 80% da cegueira mundial poderia ser evitada. A especialista em oftalmologia pediátrica recomenda que o Teste do Olhinho – desenvolvido por ela – seja realizado em todas as crianças a cada seis meses até completar dois anos e, depois, anualmente até os 10. Quando o procedimento se tornou Lei Estadual graças ao Instituto Ver em julho de 2007, Rosane recordou que os médicos não sabiam realizá-lo. “Então fizemos um curso teórico e prático, convidamos todos os pediatras no estado e ensinamos”, explicou, complementando que as tratativas para que o Teste do Olhinho seja Lei Federal ainda estão em trâmite. “O Teste do Olhinho não só tem salvo a visão, como também a vida dos bebês”, exclama Rosane Ferreira.

Para a oftalmologista, só em Porto Alegre, 22 crianças estão deixando de ficar cegas por ano desde 2008. Ela alerta para os diagnósticos equivocados de autismo, quando na verdade apenas precisam de óculos por miopia. “A gente não enxerga nos olhos, enxerga no cérebro. O olho é o órgão sensorial que capta a visão, mas se a criança não for estimulada, o cérebro é muito seletivo. Se o olho ficar pra trás, o cérebro desliga o olho. O Instituto Ver trabalha pra lembrar do cérebro não desligar a visão”, esclarece Rosane.

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As crianças do Educandário emocionaram o público do Encontro do Bem

Educandário precisa de 100 mil mensais para se manter

Durante o almoço, os espectadores do Encontro do Bem se emocionaram com a apresentação das crianças do Educandário São João Batista, que cantaram para os presentes a canção “A Diferença é o que nos Une”. Ao final do evento, a presidente da instituição, Eveline Streck, agradeceu a todos, relatando a dificuldade em manter a casa em funcionamento, já que ela gera uma despesa mensal de 100 mil reais. “Tenho que buscar ajuda todos os meses com empresários, porque o governo como sempre não ajuda, eles só vêm aqui para fazer exigências”, criticou a anfitriã Eveline, completando que os gastos apenas com o aquecimento da piscina para a fisioterapia é de dois mil por mês.

O Educandário São João Batista, que completará oito décadas em 2019, abriga 180 crianças deficientes físicas e mentais entre 0 e 21 anos e sua receita vem integralmente das doações. “O que nós oferecemos para nossas crianças é qualidade de vida, muitas delas vem pra cá com doenças terminais”, informa a presidente, que ressalta a importância do imposto de renda devido pelos empresários para o sustento da entidade. “É nossa maior arrecadação. O empresário tem direito por lei a doar 1% do imposto para nós. Ele pode vir aqui pra ver no que pode ser aplicado”, esclarece Eveline Streck.

As inscrições para a Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em Paris, estão abertas até o dia 31 de agosto no site da ALAP (www.alap.com.br), onde contém todas as informações sobre o Festival que acontecerá dia 21 de setembro na França. O site do Educandário São João Batista é www.educandario.org.br, com as descrições das atividades e os dados para as doações.

Texto e Fotos: Marco Maciel

Vídeos do Encontro do Bem no Facebook na ALAP.

Panamá, un país cada vez más digital y oasis de oportunidades de negocio

En Panamá el 59% de la población es menor de 35 años, muchos de ellos son ‘nativos digitales.

Por Revista Summa

Hoy la tecnología hace que la vida de las personas sea cada vez más fácil, los consumidores esperan conectarse en sus dispositivos móviles y encontrar soluciones de manera instantánea, eso los ha llevado a ser más curiosos, exigentes e impacientes y las empresas deben acompañarlos en el proceso de adquirir un producto. Con esto le damos la bienvenida a la era de la asistencia, donde las personas esperan ser asistidos en todo momento.

Con esta discusión dio inicio el Google Digital Day, donde clientes, socios y empresarios, se dieron cita en la ciudad de Panamá para discutir las oportunidades digitales que tienen las empresas en Panamá y en Centroamérica para potenciar sus negocios.

Inés Peralta, Market Lead de Google en Centroamérica y el Caribe manifestó que “Las empresas que mejor van a poder desarrollarse en los próximos años son aquellas que están trabajando en poder dar asistencia a sus usuarios, anticiparse a sus necesidades y brindarles servicio, por eso eventos como el Google Digital Day ayudan a aquellas empresas que están dando sus primeros pasos de inmersión digital, a identificar cuáles son las estrategias y soluciones más efectivas para lograr los objetivos de negocios”.

Durante el evento se destacó que en 2018 Digital es clave para tener un alcance masivo, en el caso de Panamá cuya penetración de internet alcanza el 70%, hay una gran oportunidad de exposición y posicionamiento de negocio en el ecosistema digital, ahondado a esto, aproximadamente el 70% de las búsquedas relacionadas con industrias clave en el país se están haciendo a través de dispositivos móviles convirtiéndose en el segundo país con más penetración de internet vía móvil en Centroamérica.

¿Por qué digital es importante?

“En Panamá el 59% de la población es menor de 35 años, muchos de ellos son ‘nativos digitales’, impulsando la transformación hacia una sociedad cada vez más conectada. Por ello en Panamá y en Centroamérica y el Caribe, el 95% de los usuarios de smartphones siempre o casi siempre buscan en internet cuando quieren conocer de algún tema o producto” aseguró Daniel Castelblanco, Gerente de investigación para Centroamérica y el Caribe de Google..

Castelblanco agregó que “En  los últimos dos años  las búsquedas en dispositivos móviles sobre ideas para comprar o hacer algo  crecieron 85% en Centroamérica, es decir que la influencia digital es cada vez más importante al momento de la compra. En este contexto, las empresas deben estar presentes en digital para conquistar a los consumidores en el proceso de toma de decisiones”

Gracias a la innovación, las empresas pueden saber quiénes son y qué quieren los consumidores, especialmente en Centroamérica y el Caribe donde cada vez hay más población nativa digital, que dominan la tecnología, son mobile first y prefieren internet a la TV. Hoy las estrategias digitales son el camino al éxito de todo negocio.

Publicado originalmente em http://revistasumma.com/panama-un-pais-cada-vez-mas-digital-y-oasis-de-oportunidades-de-negocio/

CASA DA AMIZADE É PALCO DE MAIS UM ENCONTRO DO BEM

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Dr. Odacir Klein (C) com a oftalmologista pediátrica, Rosane Ferreira (D). exibindo seu Certificado de Mérito  de Responsabilidade Social do Instituto Ver

No dia 10 de junho ao meio-dia, na Casa da Amizade das Senhoras Rotarianas de Porto Alegre, aconteceu mais um “Encontro do Bem – Show de Solidariedade por um Brasil Melhor” em benefício da Creche Três Corações, que precisa de reparos em sua rede elétrica.

Compareceu o Secretário da Agricultura do RS, Dr. Odacir Klein, que assinou um Protocolo de Intenções visando ações conjuntas em mutirões sociais de inclusão e desenvolvimento em benefício à sua pasta, com o Rotary Internacional. A oftalmologista pediátrica Rosane da Cruz Ferreira homenageou Klein pelo Instituto Ver Hesíodo Andrade, entidade da qual foi fundadora, que está comemorando 10 anos e atende gratuitamente na agência de publicidade Martins+Andrade, no Morro Santa Tereza na capital gaúcha, crianças com doenças congênitas da visão com estimulação e reabilitação visual infantil.

Também assinaram Protocolos entidades como o Instituto da Criança com Diabetes, através de seu diretor-presidente Balduíno Tschiedel; o SESC Fecomércio com o diretor-presidente regional Luiz Tadeu Piva; e o Instituto Ver Hesíodo Andrade, nas presenças da fundadora e diretora técnica Dra. Rosane da Cruz Ferreira e o presidente João Firme. Também esteve presente o comunicador Dorotéo Fagundes, conselheiro do Instituto Ver e da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) e presidente do Instituto Cavaleiros Farroupilha, que terá seu projeto social ambiental “Não Deixem Morrer meu Rio” premiado Hors-Concours na Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, que ocorrerá em 21 de setembro. A Dra. Rosane da Cruz Ferreira, fundadora do Instituto Ver, palestrou sobre a oftalmologia pediátrica e a necessidade do Teste do Olhinho para evitar a cegueira precoce e o uso de óculos para crianças autistas como forma de reduzir a enfermidade.

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Da esquerda pra direita: João Firme, a rotariana Jane Magali Denes, a jornalista Jane Castro e a Dra. Rosane Ferreira, felizes pela vida de fazer o bem.

FOTOS: Marco Maciel

HUGO RODRIGUES E SÉRGIO GORDILHO RECEBEM A ESFINGE ROBERTO DUAILIBI

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Da esquerda pra direita: Alberto Meneghetti, Hugo Rodrigues, João Firme, Eliana Azeredo e Itamar Gravem

No dia 6 de junho, o secretário-geral da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), João Firme de Oliveira, esteve em São Paulo com o criativo Hugo Rodrigues, CEO da WMcCann Erickson, entregando o troféu “Esfinge Roberto Duailibi”, por sua participação como Presidente do Júri da Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, que acontecerá em Paris, no dia 21 de setembro. Também participaram do encontro na WMcCann os publicitários Alberto Meneghetti (Moove) e Itamar Gravem (Armazém de Mídia) e a organizadora de eventos Eliana Azeredo (Capacitá).

No mesmo dia, a Esfinge Roberto Duailibi também foi repassada a Sérgio Gordilho, co-presidente da Agência África. Vencedor do Prêmio Caboré 2017 na área de criação empresarial, Gordilho abandonou a arquitetura, depois de vir em caravana de ônibus de Salvador participar do Festival Mundial de Publicidade de Gramado no final do século XX. Em 2017, presidiu um dos melhores festivais na era de mudanças.

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​Na África, Sérgio Gordilho (D) recebeu a Esfinge das mãos de João Firme

Sergio Gordilho presidirá a 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado, em Paris, no dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil. Em Paris, Gordilho receberá um preito de gratidão do Governo do Estado do RS, recebendo o Galo de Gramado/Paris e o Troféu Quero-Quero, símbolo da comunicação do Rio Grande do Sul.

A PROPAGANDA SÓ FLORESCE EM LUGARES LIVRES

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*João Firme

Nesses tempos dos meus 84 anos floridos, vivo pesquisando para deixar conhecimentos de uma profissão que teve o triste apelido de “picareta”, assim como “rabugenta”para quem defendia os direitos dos cidadãos e as “parteiras” concorriam com os médicos.

Na época, avarentos e sonegadores de impostos, que São Lucas recomendava o pagamento do “Dai a Cesar o que é de Cesar”, impossibilitavam investimentos em obras sociais pela ”Pátria” pela qual, se preciso, morremos na esperança. Aconteceu no dia 15 de junho de 1982, às 20h no Palácio Piratini (matéria publicada no Correio do Povo), a posse da primeira diretoria da Federação Nacional de Agências de Propaganda, pela qual lutei como “lobo” para existir na forma da lei 4.680/65 a profissão de Publicitário e normalizar o mercado.

Minhas ideias de um mundo melhor foram respaldadas por Antonio Mafuz, meu paraninfo de Relações Públicas na FAMECOS em 1973, o capixaba Hesíodo Andrade, o passo-fundense José Daltro Franchini, os paulistas Luiz e Mauro Salles, o goiano Zander Campos, o mineiro Alvaro Rezende e o brasiliense Dário Rezende.

Prestigiaram a solenidade o então vice-governador Octávio Germano, o Secretário Extraordinário Roberto Eduardo Xavier e cerca de 50 empresários. No seu pronunciamento, o governador Amaral de Souza, palmeirense de valor, declarou que “o governo é o maior anunciante do país, mas se vale da Propaganda para informar, esclarecer, educar, para motivar e orientar a população”. E enfatizou que “Propaganda“ é sinônimo de inteligência e imaginação criadora, mas que esta só floresce em sociedades livres, e que não pode ser um instrumento manipulado pelo Estado, e sim em benefício da sociedade. Disse ainda que já venceu preconceitos e usa a Propaganda dentro de princípios morais e éticos.

Na qualidade de presidente do primeiro Sindicato de Agências no Brasil e Secretário-Geral da Fenapro, agraciei o  governador do Estado do Quero-Quero, com o Galo de Ouro de Gramado, lembrando que a cidade das hortênsias, da qual sou Comendador e Cidadão, seria transformada pelos publicitários brasileiros e latinos no ponto de avaliação e premiação da criatividade da Propaganda Ética e Social. O arcebispo Dom Cláudio Kolling nos abençoou sob lágrimas de alegria. Um “viva” com o Vinho de Cristo.

*Publicitário e Jornalista

ESTÁ FALTANDO OTIMISMO ÀS PESSOAS – Artigo de Roberto Duailibi

A crise econômica mexe com a vida de todo mundo. Quando ela perdura, insiste em não terminar, acaba afetando a todos. É como se uma enorme sombra insistisse em pairar sobre nossas cabeças, a despeito de estarmos todo o tempo buscando a fresta do sol. A falta de boas notícias, o desemprego e o dinheiro curto não promovem apenas ajustes nos nossos orçamentos, mas nas nossas vidas. É como se o povo brasileiro, reconhecido por seu espírito alegre, criativo e amistoso, tivesse passado por uma profunda transformação. Mas não podemos deixar que isso aconteça. Precisamos, todos os dias, buscar nas pequenas coisas, nos pequenos prazeres da vida o otimismo que existe dentro de todos nós.

O ditado de que é na crise que surgem as oportunidades certamente foi criado a partir da perspectiva que algumas pessoas têm em enxergar sempre o lado bom da vida. Se a gente analisar as coisas do ponto de vista histórico, sempre houve e sempre haverá motivos para se olhar para a vida com pessimismo ou com otimismo. No fundo, há muito mais razões para ver o lado bom e não se deixar contaminar por pessoas e pensamentos negativos. Essa forma de agir e pensar certamente diferencia pessoas e empresas na condução de suas histórias.

Em vez de esperar que as coisas aconteçam, eu prefiro esperançar, que tem o significado de almejar, sonhar, agir, fazer com que ao meu redor haja uma aura positiva, gente animada e disposta a olhar para o mundo de uma forma diferente. Do contrário, estaremos sempre produzindo uma onda de pessimismo que não nos levará a nada. No caso da economia, por exemplo, os especialistas sempre dizem que todo ciclo ruim, mesmo que pouco se faça para revertê-lo, em determinado momento, atinge o ponto máximo e reinicia um movimento contrário, promovendo uma nova etapa de crescimento. É nisso que temos de nos apegar e acreditar.

O Brasil já passou por inúmeros momentos como estes e certamente já está reencontrando seu caminho. Quando, em 1968, decidimos abrir a DPZ Propaganda, por exemplo, boa parte das pessoas à nossa volta desaconselhou. Afinal, vivíamos em meio ao regime militar, sob censura, pouco antes tinha ocorrido a reforma monetária com a criação de uma moeda nova e a economia estava em crise. Mergulhamos no trabalho, buscamos, por meio de nossa criatividade e ousadia, definir os caminhos de uma nova forma de fazer propaganda, a propaganda brasileira. Creio que nossa ousadia conquistou as pessoas, irradiou o nosso otimismo e nos permitiu crescer de forma sem precedentes no mercado.

É nisso que acredito. As pessoas precisam passar a confiar mais em seus potenciais, desengavetar projetos, pensar que sempre haverá espaço para as ideias. O Brasil oferece muitas oportunidades, há muita coisa a ser feita. Se em determinadas áreas a tecnologia está produzindo transformações, vamos olhar pelo lado positivo, que chances de negócios essas mudanças podem trazer? Como é possível se adaptar e surfar no novo momento? As respostas estão no quão otimista você consegue ser. O país precisa muito disso, de otimismo.

O poder transformador está na forma de ver as coisas. Quando se tem momentos de crise que perduram, o comportamento médio das pessoas muda, o humor desaparece, as pessoas sorriem pouco, são menos gentis. A agressividade, a disputa e a falta de bom senso, se acentuam. Por isso é preciso agir com maior tolerância, com ânimo, procurar entender o momento de cada um e tentar mostrar, de alguma forma, que com otimismo as coisas podem sempre serem vistas por outro ângulo.

Roberto Duailibi é publicitário e integrante da Academia Paulista de Letras (roberto.duailibi@dpzt.com.br)

PROPAGANDA X PUBLICIDADE

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Perdemos Belmiro Zaffari, grande empreendedor voltado à Propaganda Ética e Social, nosso norte. Por convite do seu Tio Danilo Zaffari, fundamos a Unesul Turismo em 1966 com capital majoritário em meu nome. Encerrei as atividades da Minuano Propaganda que fundei em 1958 e havia sofrido um enorme prejuízo com a realização da EFAP – Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso, no final de dezembro de 1965 quando eu e o Marco Antonio Kramer (trabalhávamos juntos na minha agência) éramos formandos da primeira turma de Propaganda da FAMECOS, junto com o Plinio Cabral, chefe da Casa Civil do governo Meneghetti. Ele desenhou a EFAP porque havia conseguido financiamento da Aliança para o Progresso em 1964 para o asfaltamento da estrada da Produção, uma obra fantástica do Brizola. Mas com a EFAP ficou pra mim a realização de um sonho, que era fazer um curso na Voice of América na capital do presidente Kennedy. E graças à EFAP, minha esperança se concretizou depois de 10 dias de treinamento intensivo no jornalismo e propaganda em Washington.

Com a Minuano, conquistei a conta do grupo Unetral e Unesul Transportes, o maior do sul do Brasil com ramificações no Uruguai e Paraguai e, a pedido do Danilo, fui a Erechim para motivar o talentoso Belmiro em 1966 a trocar a profissão de professor  para assumir o comando do  empreendedorismo da família Zaffari do Planalto e da Unesul Turismo, que deixei em 1967 voltando à Propaganda, quando fundei a Arauto Publicidade. O Danilo estava enfermo por acidente sofrido num rally automobilístico, não conseguiu controlar o “diabetes” para curar a perna ferida e sentiu que sua vida estava terminando.

Muito inteligente, estudioso de fatos sociais, o Belmiro admirava a mídia e jornalistas que escreviam sobre economia e davam informações exclusivas de interesse da sociedade.

Aos domingos de 1968 a 73, eu estudava Ciências Jurídicas e Sociais na UPF, corria com o Belmiro no Parcão e nos dias chuvosos nos encontrávamos por volta das 10h30min com o colega Fernando Albrecht, que ele admirava como eu, no Restaurante Liliput ou Rex e o assunto girava em torno do desenvolvimento da indústria da comunicação no RS, SC e Paraná.

Num desses Encontros, perguntei para o Belmiro qual a diferença entre Propaganda e Publicidade? Sem pestanejar esclareceu: “A Propaganda é Ética e Social, a Publicidade muitas vezes é antiética e corrompe profissionais que dela vivem”. O Fernando anotou a afirmação. Eu, como presidente do Sindicato das Agências de Propaganda no RS, levantei da cadeira e cumprimentei-o com alegria.

Em 2007, fui motivado por uma gráfica que queria ajudar o Instituto Ver Hesíodo Andrade, a ONG da Propaganda, a contar para uma jornalista cases da minha trajetória na Propaganda e na Justiça e o depoimento do Belmiro Zaffari que a jornalista Clarice Ledur conseguiu está no meu livro beneficente “Causas e Concausas da Vida de um Comunicador” na página 126: “João Firme foi o lançador do Turismo Empresa, pois até a época de 1967, somente existia turismo com características familiares.’

Recordarei no livro 2, que será lançado em Paris no dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil, que desenvolvi um projeto rentável para a Unesul Turismo comprando diárias em apartamentos de hotéis 4 e 5 estrelas em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Gramado e passagens da VASP para usá-las em 90 dias. Pagava à vista com aportes da Unesul Transportes. Depois fazia alguns anúncios em jornais e rádios com os menores preços do mercado e vendia rapidamente para grandes empresas. Foi uma “dinheirama” de lucro mensal.

Foi por isso que escrevi o artigo “Turismo sem Propaganda não Existe” que ganhou reprodução na mídia nacional e internacional.

Com o Belmiro Zaffari que está me esperando no céu, “quero trazer à memória o que me pode dar esperança”. (Lamentações 3:21)

*João Firme é publicitário e jornalista

ENCONTRO DO BEM CELEBRA O INSTITUTO DA CRIANÇA COM DIABETES

No  dia 5 de maio, ocorreu ao meio-dia mais uma edição do “Encontro do Bem”, o Show da Solidariedade por um Rio Grande melhor, no Centro de Eventos Laçador, em Porto Alegre. O evento foi em benefício ao Instituto da Criança com Diabetes (ICD), recebendo seu diretor-presidente, o médico endocrinologista Balduíno Tschiedel, que palestrou por 25 minutos, e o publicitário, radialista e cantor nativista Dorotéo Fagundes, que apresentou o Encontro e fez uma performance musical no final da atividade, resultando na formação de um Exército do Bem comandado pelo Rotary Internacional, que ajudará o Instituto da Criança com Diabetes a ampliar os atendimentos gratuitos com esperança e solidariedade da sociedade.

20180505_131527 Balduíno Tschiedel (C, ao lado da esposa) foi homenageado no Encontro do Bem (FOTO: Jane Castro)

Não esperem a cura da diabetes tão cedo, alerta o doutor Balduíno

Formado em Medicina pela UFRGS em 1976, dr. Balduíno trabalha com diabetes há 42 anos. No Hospital Conceição, começou a perceber a dificuldade em atender crianças e adolescentes com diabetes, já que a maioria que possui a doença é a referente ao tipo 2, associada ao envelhecimento, enquanto o tipo 1 faz com que os jovens rapidamente percam a capacidade de produzir insulina, descoberta em 1921 e que chegou a ser saudada pela imprensa da época como a cura definitiva, algo que o médico rechaça nos dias atuais. “Quando se pergunta se existe uma cura para o tipo 2, ocorrerá quando descobrirem o elixir da juventude, da eternidade, então teríamos que viver mil anos. Não esperem a cura do diabetes tão cedo”, lamentou.

O Instituto da Criança com Diabetes começou a ser planejado em 1997, com tudo estruturado no ano seguinte através de uma sociedade civil sem fins lucrativos, em acordo com o Ministério da Saúde, que cedeu o terreno atrás do Hospital Conceição, na rua Álvares Cabral, para a construção do futuro centro de atendimento. “Ali era o lixão do hospital. Comecei a passear por ali, vi aquele terreno vazio cheio de lixo, com carro estacionado de forma irregular. Descobri que ele pertencia ao Ministério da Saúde. Fui à luta, falei com políticos e consegui o terreno com a Yeda Crusius e o então Ministro da Saúde, José Serra. Foi muito rápido”, se recorda Balduíno, que também recebeu recursos do Ministério do Planejamento e apresentou o novo instituto para a sociedade gaúcha em novembro de 1998, no Theatro São Pedro. “Conseguimos a primeira doação da AES Sul, que estava na época entrando no Estado, de 13 mil reais. Não recebemos um centavo sem uma empresa de auditoria do lado”, esclareceu o oncologista.

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O Diretor-Presidente do ICD contou como surgiu a instituição em 25 minutos de palestra (FOTO: Jane Castro)

Governo Lula oferece apenas oito funcionários, e o ICD quase deixa de existir

O prédio que abrigaria o Instituto da Criança com Diabetes foi concluído em agosto de 2003, mas a mudança do governo federal ocorrida naquele ano quase inviabilizou o projeto, com o oferecimento de apenas oito funcionários à instituição, diferente do prometido pelo governo FHC. “Pensavam que eu era ligado ao PSDB, que estaria usando o ICD como trampolim para me lançar, mas eu não tinha ligação com partido algum”, justificou, considerando este seu período mais estressante, em que ia a Brasília pressionar a equipe do mandatário petista, enquanto a imprensa lhe questionava.

Apenas quatro dias antes da inauguração do prédio, cerca de 35 profissionais foram cedidos pelo governo ao ICD, que abriu suas portas em 19 de janeiro de 2004. A instituição ainda receberia mais funcionários no segundo semestre e desde então consegue operar de segunda a sexta, das 8h às 17h, atendendo pessoas de 0 a 20 anos. Uma das maiores preocupações de Balduíno Tschiedel é educar o paciente para evitar sua internação. “Baixamos em 90% as internações hospitalares, fruto da educação e do atendimento multidisciplinar”, esclarece o diretor-presidente do ICD, que apresenta aos jovens vídeo-aulas roteirizadas premiadas internacionalmente. “A educação é a chave para conseguir tratar de doença crônica, senão você está sempre internado, não aprende a manejar sua doença. Tudo que queremos é evitar a internação, que causa infecção hospitalar, estresse na família. Causa muito mais risco do que benefício. Internação é por falta de orientação”, complementa o médico, eleito no fim de 2017 presidente da região América do Sul e Central da Federação Internacional de Diabetes, que possui sete regiões mundiais. A posse ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Amputação da perna de ex-atacante do Inter aproximou Falcão do Instituto

O dissabor de um antigo jogador colorado seria essencial para a vida de Paulo Roberto Falcão se cruzar com o Instituto da Criança com Diabetes. Sérgio Galocha, atacante do Internacional nos anos 60, precisou amputar uma das pernas em 1997 devido a uma necrose seca do membro inferior, sendo manchete em Zero Hora. Falcão, que na época trabalhava no jornal, doou a prótese para o ex-colega de Beira-Rio, atitude que resultou numa grande ideia do doutor Balduíno. “Estávamos à procura de um ícone para capitanear esse processo, para fazer a Propaganda. Falcão é muito mais conhecido do que eu, o esporte é algo que aproxima as pessoas”, explicou.

O “oitavo Rei de Roma” assumiu a presidência do Conselho de Administração do ICD e a RBS concedeu à instituição a mídia calhau, dando espaço gratuito para a divulgação. “A emissora exibiu a campanha com a música do tijolinho. Foi tudo gratuito na RBS e na agência, menos no ECAD, que não perdoa ninguém. Tivemos que pagar mil reais na época pelos direitos autorais”, se recordou Tschiedel, se referindo à canção da época da Jovem Guarda “O Tijolinho”, de autoria de Wagner Tadeu Benatti e interpretada originalmente por Bobby de Carlo nos anos 60. A música embalou o célebre comercial do ICD veiculado à exaustão na década passada.

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João Firme entregou a Balduíno o Certificado de Mérito de Responsabilidade Social do Instituto Ver (FOTO: Marco Maciel)

A Propaganda Ética e Social para Criança com Diabetes premiada em Paris

O presidente do Instituto Ver Hesíodo Andrade e secretário-geral da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade), o publicitário João Firme de Oliveira, entregou o Certificado de Mérito de Responsabilidade Social a Balduíno Tschiedel, confirmando que premiará o projeto social do Instituto da Criança com Diabetes como hors-concours na Edição Extra do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, em Paris, no dia 21 de setembro na Embaixada do Brasil. “O reconhecimento do Dr. Balduíno é internacional, já que ele preside uma região mundial da Federação de Diabetes”, exaltou João Firme. A decisão do prêmio é do Conselho de Administração da ALAP, cujo site (www.alap.com.br) está recebendo inscrições de projetos e propaganda de responsabilidade social até 31 de agosto. “Qualquer cidadão ou entidade pública ou privada pode inscrever um projeto social sem pagar a taxa de inscrição de R$ 400,00. Este tipo de premiação de projetos sociais pela Propaganda é vontade do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que, em março de 2004, firmou convênio em Porto Alegre para que a ALAP conscientizasse as Agências de Propaganda Latinas e do Caribe a divulgarem projetos sociais pelas mídias impressa, eletrônica e web”, complementou o experiente publicitário.

Dorotéo Fagundes encerrou o Encontro do Bem cantando três músicas, a última delas uma homenagem ao compositor Mario Barbará, falecido no último 2 de maio, entoando “Desgarrados”, arrancando lágrimas de João Firme, ao mesmo tempo em que o dr. Balduíno Tschiedel transpareceu sua gratidão em participar do evento promovido pela ALAP e pelo Instituto Ver. “Saio daqui ainda mais engrandecido”, exclamou.

TEXTO: Marco Maciel
FOTOS: Jane Castro e Marco Maciel

ENCONTRO DO BEM CELEBRA OS 84 ANOS DE JOÃO FIRME

Assista à matéria do evento veiculada no Band Cidade de 6 de julho de 2018, apresentado por Sérgio Stock

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Na manhã de sexta-feira (6/7), foi realizada mais uma edição do Encontro do Bem, na Sala Figueira do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento ocorreu em comemoração aos 84 anos de vida do publicitário João Firme de Oliveira, presidente do Instituto Ver Hesíodo Andrade, secretário-geral da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) e organizador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado desde 1975, além de suas edições extras pelo mundo a partir de 2004.

Uma das convidadas para o café da manhã foi a presidente do IARGS (Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul), dra. Sulamita Santos Cabral. A advogada, publicitária e jornalista foi condecorada com o Troféu Quero-Quero do Bem, nova premiação voltada para os destaques da comunicação gaúcha.

A dra. Sulamita Cabral, presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, empossou com alegria o primeiro Patrono da ALAP – Associação Latino-Americana de Publicidade, Design e Artes Gráficas, o ex-ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho), dr. Gelson de Azevedo, representado no Encontro do Bem por sua esposa, a advogada Nilda Sena de Azevedo. Sulamita também deu posse ao novo presidente do Conselho Consultivo da ALAP, Eduardo Simon, CEO da DPZ&T; e a João Firme, que prossegue como Secretário-Geral Administrador da entidade de utilidade pública, de defesa de direitos sociais ligada à Cultura e à Arte e por força de liberdade de imprensa.

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Para os empossados, incluindo os membros do novo Conselho Consultivo, a presidente do IARGS também entregou o Troféu Quero-Quero para Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes e Patrono da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris no dia 21 de setembro, na Embaixada do Brasil da capital francesa. Saad receberá o troféu Quero-Quero como preito de gratidão pelo que vem fazendo pela liberdade de imprensa e pelo crescimento da economia do Brasil com vida e paz. O diretor-geral da Bandeirantes no RS, Sérgio Cóssio (foto acima), representou Johnny Saad no evento e recebeu o Quero-Quero para levá-lo a Paris, juntamente com os premiados de Projetos e Propaganda Social inscritos gratuitamente por comunicadores e agências de propaganda no site www.alap.com.br até 31 de agosto.

Outro acontecimento inédito foi a entrega a João Firme da primeira carteira de Publicitário Latino-Americano de fé pública, com validade como documento de identificação em todo o território nacional, e o lançamento do 1º Festival de Propaganda Ética e Social Internacional de Porto Alegre, idealizado pela ALAP e agendado para os dia 23 e 24 de março de 2019, na semana do aniversário da cidade sorriso de Paixão Cortes e Nico Fagundes.

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O evento premiará Projetos e Propaganda Social do mundo inscritos gratuitamente por agências de publicidade, digital e branding no site da ALAP de janeiro a 20 de março/2019. Estão projetados os seguintes empreendimentos de Propaganda Ética e Social nos dias 23 e 24 de março: 2º Concurso de Fotografias “Não Deixem Morrer meu Rio” com fotos dos rios humanizadas dos rios brasileiros; 6º Prêmio de Design e Artes Gráficas; 1ª Exposição de Flores do Rio Grande do Sul com Rosas, Orquídeas, Brinco da Princesa, Lírios, Hibisco, Ipê Amarelo, Hortênsias, Tunas e Araucárias; 3º Fórum de Bem-Estar dos Animais Latino-Americanos com premiação de propaganda social de alimentos, vacinas, treinamentos, pets, defesa do Meio-Ambiente, 1º Prêmio Mundial de Agronegócio, Cooperativismo e de Branding e 1º Festival Estudantil Internacional de Propaganda Social voltado para premiação de Sustentabilidade Ambiental na transferência do lucro para a sociedade desenvolver Projetos Sociais Éticos, Prevenção às Drogas e Valorização do Idoso na Sociedade. Para as entidades de projetos e propaganda social será instituído o troféu Cavalo, símbolo do trabalho e da força na natureza para ajudar o homem.

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Da esquerda pra direita: Lenora Schneider, Nilda Sena de Azevedo, Sulamita Cabral, Sérgio Cóssio, Andressa Martins, João Firme e Jane Castro

​Também estiveram no Encontro do Bem, cuja renda foi em benefício ao Asilo Padre Cacique, o radialista e publicitário Dorotéo Fagundes, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom-RS) Tiago Dimer, a presidente da seccional gaúcha da ABBTUR (Associação Brasileira de Bacharéis, Profissionais e Estudantes de Turismo) Lenora Horn Schneider, os jornalistas Marco Maciel e Jane Castro e a diretora de Relações Internacionais da ALAP, Andressa Martins.

TEXTO E FOTOS: Marco Maciel

RECEITA FEDERAL RECEBE MAIS UMA EDIÇÃO DO ENCONTRO DO BEM

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Na manhã dessa quinta (6 de dezembro), a Associação Latino-Americana de Publicidade (ALAP) realizou uma nova edição do Encontro do Bem no auditório da Receita Federal em Porto Alegre. No evento, idealizado pelo presidente do Instituto Ver, João Firme, e apresentado pelo radialista e publicitário Dorotéo Fagundes, o cinquentenário da Receita, celebrado no último dia 20 de novembro, foi lembrado pelos presentes.

O superintendente adjunto da Receita Federal no Rio Grande do Sul, Ademir Gomes de Oliveira, foi o primeiro a palestrar, lamentando que apenas 6% do imposto arrecadado seja destinado para projetos sociais, com o número subindo para 8% em alguns casos. “Depois de 28 de dezembro, a porcentagem pode diminuir pra 3%”, alertou, enaltecendo as entidades beneficiadas como as Apaes e o projeto WimBelemDon, que ensina tênis para crianças na Zona Sul de Porto Alegre. O delegado da Receita Federal, Alexandre Rampelotto, acrescentou que 400 milhões poderiam ser destinados, o que não ocorre. “O potencial de pessoas para destinar é muito grande, mas não se aproveita”, lamentou.

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O novo presidente internacional da ALAP, o publicitário Günther Staub, revelou ter boas recordações da Receita Federal, onde foi muito bem atendido ao defender empresas com problemas de impostos. Ele ressaltou uma diferença cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. “Há mais tolerância com americanos e menos com os brasileiros”, comparou, exclamando que os empresários têm condições de ajudar entidades, sem a necessidade de bater na porta do governo pra pedir isenções. “Esta consciência está errada quanto ao incentivo fiscal. Mudar este hábito vai levar gerações, isso gera pobreza. Por isso que há tanta desigualdade social”, complementou Staub, que auxilia cinco entidades voluntariamente e relatou a existência de 7 milhões de pessoas no país que prestam serviços voluntários.

Günther Staub ainda criticou o fato da propaganda não ter conseguido melhorias no ensino e na educação. “O que nos faltou? Nos falta fazer uma comunicação que ajude a criar a consciência da importância do ensino. Precisamos melhorá-lo com conceitos de fraternidade e respeito ao próximo”, completou Staub.

Representando o setor da Criança e do Adolescente, a Juíza-Corregedora Nara Cristina Neumann Cano Saraiva revelou que 4 mil crianças estão acolhidas institucionalmente em abrigos do Estado. Dessas, 620 acima de nove anos estão aptas a adoção, porém não fecham com o perfil desejado pelos pretendentes. “Estamos desenvolvendo projetos para que possamos ampliar a possibilidade de adoção, a fim de acharmos pretendentes para estes 620 meninos”, justificou, dando como exemplo a criação de um aplicativo de celular para que os cidadãos habilitados no juizado da infância possam visualizar as crianças acima de 9 anos disponíveis. “A ideia do aplicativo é fazer o pretendente se sensibilizar com estas”, justificou a dra. Nara Saraiva.

O consultor empresarial Jair Meneghetti falou do Instituto Ver Hesíodo Andrade para os presentes, citando a tramitação da lei do Teste do Olhinho em Brasília, na intenção de que este se torne obrigatório pelo Ministério da Saúde, juntamente com o Teste do Pezinho. Meneghetti reforçou também as sessões de estimulação do cérebro pra que este não perca a função da visão, atividade do Instituto Ver que evita que 22 crianças por ano não fiquem cegas em Porto Alegre. “Formar mais técnicos para a realização do Teste do Olhinho é o nosso projeto para o próximo ano, além da captação de recursos”, exclamou Meneghetti, acrescentando que outro objetivo é construir centros de reabilitação ocular do Instituto Ver em todo o Brasil e toda a América Latina.

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Os dançarinos da oficina comunitária de tango 8 Adelante ofereceram uma pequena apresentação da dança argentina para os presentes. O grupo, comandado pelo argentino naturalizado brasileiro Daniel Osvaldo Carlos, realiza aulas gratuitas de tango semanalmente às quartas-feiras, às 14h30min, na avenida Cristóvão Colombo, 378, no bairro Floresta em Porto Alegre.

Dorotéo Fagundes encerrou o evento apresentando as fotografias humanizadas premiadas no concurso “Não Deixem Morrer meu Rio”, promovido pelo Instituto Cavaleiros Farroupilhas e pela ALAP, que destacou poses de atividades humanas em rios gaúchos. O projeto recebeu a láurea hors-concours na 2ª Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado em Paris, realizada na Embaixada do Brasil da capital francesa no último dia 21 de setembro.

INAUGURADA SALA DO INSTITUTO VER DE ESTIMULAÇÃO E REABILITAÇÃO VISUAL INFANTIL PÉRSIO BRINCKMANN FILHO, QUE EVITA A CEGUEIRA PRECOCE

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Na foto, da esquerda pra direita: Rosi Pereira Bento, Pérsio Brinckmann Filho, João Firme e Patrícia Brinckmann.

Na tarde de 23 de novembro de 2018, esteve presente na sede do Instituto Ver o Dr. Pérsio Brinckmann Filho, advogado e oficial registrador do 1º Títulos e Documentos Pessoas Jurídicas – Serviços de Registros de Porto Alegre. O Cartório, situado na Av. Borges de Medeiros, 308 – 2º andar no Centro da capital gaúcha, completou 100 anos em 2017. Pérsio foi convidado pelo Instituto Ver como padrinho da sala de Estimulação e Reabilitação, onde se possibilita que a criança fique enxergando.

Junto com Dr. Persio, o presidente do IVER João Firme se recordou de seus 15 anos quando, em Santa Rosa, foi datilógrafo do Cartório de Registro de Imóveis, cujo oficial foi o escritor Artur Ferreira Filho. Compareceram ainda a Técnica Oftalmológica do IVER, Rosi Pereira Bento e Patricia Brinckmann, filha de Pérsio e fisioterapeuta da Physiocorpus.

A proposta do Instituto Ver é se expandir para o interior do Rio Grande do Sul, com o programa desenvolvido em Porto Alegre que é oficial da comunidade oftalmológica, conforme as normas estabelecidas pela Organização da Saúde. Por isso, promoverá no mês de março o 2º Curso de Estimulação e Reabilitação Visual Infantil para formar cerca de 200 novos técnicos.

O objetivo do curso será a capacitação para que o técnico possa fazer a estimulação, conforme laudo técnico que é fornecido por oftalmologista. Com o tratamento em sessões gratuitas, pode ser evitada a cegueira precoce em crianças com até 5 anos, portadoras de doenças congênitas oculares como glaucoma, catarata e câncer de fundo de olho.

Graças às sessões de estimulação do IVER, 22 crianças não ficam cegas em Porto Alegre, desde a lei do Teste do Olhinho, sancionada em junho de 2007. O Instituto Ver é a ONG da Propaganda, da Justiça e do Paixão Côrtes, o grande paladino na conquista da primeira lei do Teste do Olhinho no Brasil, sancionada pelo então prefeito José Fogaça.

O IVER está funcionando em seu novo endereço: Av. Pernambuco, 2623, sala 602. Telefone:: (51) 32225222.

Assista aqui à apresentação “Olhos do Coração”, do DTG Tropeiros do Ouro Negro, com os integrantes do grupo de olhos vendados. A repercussão foi nacional, sendo veiculada no Fantástico.

JORNAL DO ALMOÇOhttp://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/confira-o-ultimo-episodio-do-desafio-farroupilha-olhos-do-coracao/7184827/

FANTÁSTICO – https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2018/11/25/dancarinos-de-grupo-gaucho-se-apresentam-totalmente-vendados.ghtml