ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

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ENCONTRO DO BEM – ROTARY CLUB PORTO ALEGRE BEIRA RIO HOMENAGEOU ERNESTO FAGUNDES

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No dia 12 de dezembro de 2017 ao meio-dia, aconteceu no Chalé da Praça XV, lugar histórico da capital gaúcha, o Encontro do Bem, idealização da ALAP – Associação Latino-Americana de Publicidade, entidade de defesa de direitos sociais voltada à arte, à cultura e à liberdade de imprensa que tem o apoio de entidades Médicas, Jurídicas, Rotary, Laions, de propaganda e de imprensa (ABAP, FENAPRO, SINAPRO-RS, ARI, AGERT, SINDIRADIO, ANER, ANJ e ABERT).

Vemos na foto João Firme, secretário-geral administrador da ALAP e rotariano; Rosane Maria Bortolini, advogada e presidente do Rotary Beira Rio; Ernesto Fagundes, artista gaúcho ligado à cultura e à arte que maravilhou os presentes com seu canto ORIGENS, primeiro passo para a integração latino-americana e lançou um concurso de fotos de gaúchos de boina com o prêmio Galo de Gramado Paris e a entrega do troféu que aparece na mesa, à melhor fotografia na 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris ou no 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade de Gramado de 24 a 25 de outubro de 2018 ,o Ano do Bem.

Ao lado do Ernesto Fagundes estão: João Torres, governador do Rotary, distrito 468; Agenor Casaril, rotariano e representante do Ministério Público do RS e o ex-governador, Tyrone Michelin. O evento promoveu a dedução dos incentivos fiscais de 1% do imposto de renda para o fundo municipal da criança e de 6% de ICMS de 2017 para as entidades devidamente registradas e recomendadas pelo Ministério Público. A renda obtida com o almoço no Encontro do Bem foi revertida para a Casa do Artista a pedido de Ernesto Fagundes, que solicitou o auxílio do Rotary e do Ministério Público para darem melhor qualidade de vida para os artistas velhinhos e abandonados .

O próximo Encontro do Bem será marcado pelo otimismo, a Paz (causa do Rotary) e o amor em 2018, o Ano do Bem decretado pela ALAP. O evento ocorrerá no dia 2 de janeiro ao meio-dia no mesmo local (Chalé da Praça XV) em benefício do Asilo Padre Cacique e será marcado com a confraternização de comunicadores de agências de propaganda e de veículos de comunicação como Tulio Milman, que está voltando dos EUA onde está estudando e reassumirá suas funções do bem na Casa Menino Jesus de Praga, onde é vice-presidente, e no Padre Cacique como arauto da entidade que por muitos anos foi dirigida pelo seu notável pai.

FOTO: Marco Maciel (jornalista da ALAP).

PROPAGANDA ABRIU A IGREJA DE HAVANA NO NATAL

*João Firme

Em 1992, fui inaugurar um capítulo da ALAP em Cuba, que ficou com a agência estatal Publicitur, que tinha filial em São Paulo para vender turismo, principalmente em Varadero, pérola das águas do Caribe. No dia 24 de dezembro, participei de um Congresso de Publicidade no hotel Nacional e, na minha intervenção no painel com um argentino e um espanhol, declarei que, quando estudava propaganda em Porto Alegre na Famecos, me inscrevi para cortar cana nas férias de janeiro e fevereiro em Cuba, mas não consegui pelo mar de estudantes que se apresentou.

Finalizei que vinha de um país fantástico com liberdade de imprensa, mas com problemas terríveis de crianças e adultos morrendo de fome e frio nas ruas, fatos que não vi neste país, pois nas ruas falava com pessoas com esperança de dias melhores. Fui aplaudido de pé demoradamente por cerca de 800 participantes de inúmeros países latinos. O jornal Grama e a televisão oficial me chamaram para entrevistas, ignorando outros colegas conferencistas da Argentina e Espanha.

No Natal, visitei a agência Publicitur pela manhã e entreguei presentes (sabonetes, cremes dentais e quatro pares de tênis) para a diretoria composta por quatro publicitários com duas universidades cada um, e na conversação enfatizei que no meu país se comemora o Natal, é dia de presentes e cristãos oram nas igrejas para Deus dar a paz e o amor. Argumentei que o único sentimento que levava da ilha do vovô Fidel era não poder rezar na Catedral de Havana para terminar os embargos às importações e deixar seu povo viver sua cultura. Convidado para almoçar no Emiguai, o restaurante mais visitado pelos intelectuais, recebi a notícia que a Igreja estaria aberta após o almoço por meia hora para orar por Cuba e pelo Brasil.

Quando me deixaram no hotel, me avisaram que às 20h teria uma “cena” especial no restaurante francês “Bonaparte do Nacional”. Ao entrar, vimos uma decoração verde e amarela e médicos, biólogos, engenheiros, químicos, físicos, advogados, publicitários e jornalistas das agências, todos vestidos com camisetas com a bandeira da minha idolatrada pátria. O jantar à luz de velas no fino hotel foi abrilhantado pelo conjunto Los Panchos, que entre as músicas interpretou: “Tico-Tico no Fubá”, “Amélia”, “Felicidades”, “Nervos de Aço” (as duas últimas de Lupicínio Rodrigues) e “Jacaré” do Paixão Cortes. Um conjunto de cordas com várias músicas latinas terminou a inesquecível ”ceia de natal” com “Noite Feliz” e “Aquarela do Brasil”. A minha mulher Eloah, que me aguenta há 52 anos, chorou muito abraçada comigo e os doutores cubanos.

       *Jornalista e Publicitário

PROPAGANDA PREMIADA DE VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

*João Firme

Louvável a iniciativa da primeira-dama do RS, senhora Maria Helena Sartori, de contratar uma agência de propaganda para idealizar um concurso de trabalhos voltados à prevenção da violência ou ao “bulling” nos colégios.

Este tema da cultura faz parte do Prêmio de Criatividade Profissional e Estudantil da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris, dia 29 de maio de 2018, na Embaixada do Brasil. A melhor peça publicitária dessa área receberá o cobiçado Galo de Gramado Paris.

Lembro de meu pai, criado por família alemã de Panambi,RS, onde trabalhou na “roça” até conseguir emprego de “tuco” na Viação Férrea, e da mamãe, que contava que fui salvo por leite de mãe preta. Ela dizia que eu deveria rezar sempre para Nossa Senhora Aparecida, que a  ajudou em sua fé a minha sobrevivência e convivência como “guri”, com deficientes visuais e altistas descendentes de nações de Chopin, São Francisco de Assis e do Paizinho Russo no colégio Visconde de Rio Branco de Santa Rosa de Lima.

Com a triste 2ª Guerra Mundial se instalou a violência com a caça às “bruxas” principalmente aos coleguinhas germânicos e italianinhos, e muitas vezes ” peleava”e apanhava por eles, ao ponto de um dia ter chegado em casa com hematomas e meu pai se armou e foi ao colégio se oferecer para exercer a guarda voluntária.

Parabéns grande senhora Maria Helena Sartori pela feliz iniciativa.

Acreditemos no Brasil.

Pela Pátria, morremos na esperança.

      * Publicitário e Jornalista

PROPAGANDA PARA EVITAR A MORATÓRIA

        *João Firme

O que disse em Porto Alegre, Rodrigo Maia, foram verdades nuas e cruas sobre o que vai acontecer se não corrigirmos os rumos da Previdência e da Justiça do Trabalho foi sublinhado pelo erro do governo não ter recorrido à Propaganda para  conhecimento público da importância das reformas para a continuidade do crescimento da economia,caso contrário vamos para o fundo do poço com “super- inflação” e veremos de costas o Clube de Paris e o FMI.  Entrevistamos e convidamos juristas internacionais para virem participar de Seminários em Gramado e Passo Fundo entre  os quais, Rafael Caldeira da Venezuela,ex-presidente do país de Simon Boiliviar  que foi um dos redatores mais avançados em Justiça do Trabalho no tempo em que  Getúlio Vargas sancionou a lei da nossa Justiça do Trabalho até então,uma das melhores do mundo e por isso permancem na constituição;  o peruano Montenero Baca, estudioso de leis sociais trabalhistas e amigo de Alcione Niederauer Correa,Juiz do Trabalho em Passo Fundo em 1973 e das mãos dele recebemos nosso diploma   de Ciências Jurídicas e Sociais da UPF;  Francisco Arrazures de Santiago do Chile, Silvio Vioti de Buenos Aires, Oscar Arias da Costa Rica(prêmio nobel da paz e duas vezes presidente da república costarricense)), e os grandes juristas brasileiros:  Vitor Russomano e  Coqueijo Costa que “arrasaram” em Gramado no Seminário de Direito do Trabalho da América Latina, idealizado pelo Juiz José Brunes, presidente do TRT da 4ª Região, quando éramos Juiz Classista substituto da 5ª Turma e fomos o relações públicas do evento por designação.

Sobre a Previdência, o BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico, desembarcou em Porto Alegre em agosto de 2004,com o  médico sanitarista Tomas Engler e  na ARI-Associação Riograndense de Imprensa firmou convênio com  ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade para conscientizar as agências de propaganda da América Latina e do Caribe para criarem anúncios de responsabilidade social(cultura,arte,saúde,sustentabilidade ambiental, desing e artes gráficas, prevenção às drogas, valorização do idoso,liberdade de imprensa, propaganda de Bem Público e de Criatividade Política). Idealizamos o Prêmio Universitário Internacional de Gramado,paralelo ao Festival de Gramado de 2005 e o primeiro tema  foi do BID , Valorização do  Idoso na Sociedade, pois o Brasil será até 2020 o país que terá a maior população de aposentados com saúde e o Chile e o Uruguai estão  no nosso caminho. O vencedor, um jovem da Universidade Uniara de Marília conquistou do júri,o  Galo de Ouro e 1 mil  500 dólares entregues´pelo médico Panamenho,Tomas Engler. O anúncio foi de  Jornal. A FAMECOS/PUCRS recebeu Galo de Ouro na mídia de Rádio.

Na reunião fechada em Gramado com o médico,diretor do BID em 2005 com dirigentes de Sindicatos de Agências ele nos disse que a Previdência com aposentadoria entre 50 e 60 anos será a causa do empobrecimento de muitas nações latino-americanas.

 Com referência ao que o deputado do DEM,Rodrigo Maia afirmou da Justiça do Trabalho foi uma reprise da conferência do ministro dos TST,Gelson de Azevedo que assistimos na Associação de Dirigentes Cristãos  na última quinta-feira de outubro quando   enfatizou com simplicidade e autenticidade que toda lei é ambígua e a transformação que defendia é dentro de uma nova realidade requerida pela sociedade para que o país tenha  desenvolvimento e os empresários mais segurança jurídica.

 Na  constituição  continuam todos os direitos dos trabalhadores,disse ele. Para quem não sabe, o ministro Gelson é de uma linhagem de publicitários,pois seu pai foi diretor financeiro por mais de 30 anos do Correio do Povo e somos  testemunho quando éramos presidente do Sindicato das Agências de Propaganda  no RS, da sua preocupação com as pequenas agências que perdiam o direito de veicular por atraso de pagamento das faturas dos anunciantes.  Trabalhamos juntos com o seu irmão Gilberto que foi fundador da Texto & Arte Propaganda e mais tarde Juiz Classista numa das Juntas de CJT  de Porto Alegre  e ainda vive praticamente sem visão pelo dibetis  e glaucoma. Gilberto de Azevedo, ex-colega da 5ª Turma do TRT que nos ajudou  em Acórdãos, palestrou dia 9 de junho num evento paralelo pela manhã no Festival Gramado no dia 9 de junho e ouvimos dele que o autor do projeto da Transformação é o jurista Ives Gandra, presidente do TST, acrescentado: “Pelas ideias de acompanhar os fatos sociais para a realidade do julgamento, fui incumbido pela JT para estudar na França e na Espanha para dirigir depois que aprovada a lei  a Escola da Magistratura onde terei que dar aulas para colegas magistrados e recusei o cargo de diretor,preferindo ficar como co-criador.” -Na transformação, teremos o Enunciado que vale para centenas de ações e a redução da sucumbência dos honorários advocatícios encargo do empregador que  passará pelo valor da causa apurada em sentença após o parecer do  perito quando o pedido envolver horas extras,”horas “in itineri” e equiparação salarial.Os empresários condenados pela JT e que não podem mais prosseguir empreendimentos porque as negativas são positivas recebem a lição que serve para novos: todo contrato de compra e venda de uma empresa tem que constar um cláusula de responsabilidade a partir da data da compra e assim serão salvos de reclamatórias de antigos empregados. O empresário que faz o bem é o que humaniza a empresa.

        *Publicitário e Jornalista

FESTIVAL DE GRAMADO EM PARIS

*João Firme

Em princípio no dia 29 de maio de 2018, o Ano do Bem, acontecerá na capital francesa na Embaixada do Brasil, a 2ª Edição Extra do Festival de Gramado Paris “petit” Seminário e  premiação de Peças Publicitárias de Responsabilidade Social. As agências de propaganda do mundo que inscrevem peças sociais pelo site da ALAP www.alap.com.br de janeiro a 15 de maio de 2018 e que forem contempladas receberão o Galo de Gramado Paris de Ouro, Prata e Bronze, os quais   poderão ser entregues na cidade luz no dia da Edição Extra do Festival de Gramado ou no encerramento do 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, dia  25 de outubro no Plaza São Rafael Hotel,Porto Alegre.

A ALAP quer repetir o sucesso da primeira edição no dia 23 de setembro de 2004 na Embaixada do Brasil que teve as presenças do ex-governador Germano Rigotto, ministros Mauro Salles e Gilberto Gil.

As agências de propaganda poderão concorrer com anúncios da mídia impressa(jornais,revistas e outdoors), eletrônica(cine/tv, rádio e web) sob os temas de responsabilidade social voltados à Educação, Cultura, Arte, Saúde,  Sustentabilidade Ambiental, Design e Artes Gráficas, Música e Talentos, Prevenção às Drogas, Valorização do Idoso na Sociedade, Propaganda de Liberdade de Imprensa e  Propaganda Criativa Política.

O presidente da 2ª Edição Extra do Festival de Gramado em Paris é Sergio Gordilho, CEO de criação da Agência Africa que presidiu o Festival de Gramado nos dias 7,8 e 9 de junho de 2017.

O patrono escolhido é o Willy Haas Filho, diretor de negócios da Rede Globo de Televisão e dois palestrantes estão confirmados: Gelson de Azevedo, ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho que é Patrono da ALAP e diretor da Escola da Magistratura que ensina a transformação da Justiça do Trabalho e o jornalista  David Coimbra.

Informações na ALAP – alap@terra.com.br – (51) 32225222 – 98065222

 

*Publicitário e Jornalista

POLÍTICO! TUDO LADRÃO! A PROPAGANDA MUDA.

 *João Firme

Depois de ver o PP  assinar  na TV esta criativa Propaganda “Político? Tudo Ladrão!” que merece prêmio, decidi liberar este suelto que deixei no prelo há algum tempo, pois estava esperando a paz e o crescimento da economia com a ampliação de empregos e na certeza que a política continuará como instrumento da democracia.

Certa vez fomos procurado por um advogado ilustre de Santo Antônio da Patrulha, de nome Curi, para que nossa agência Arauto  idealizasse uma campanha para as vendas de dezenas  de terrenos junto à praia de Tamandaí onde o domínio era de areia.  Quando apresentamos os” layouts” conhecemos o diretor de marketing da firma do Curi e Padilha, o jovem advogado Eliseu Padilha.

Ele contestou o nome de Nova Tramandaí e  tivemos  muito trabalho para convencê-lo, embora seu sócio ter concordado e  desafiou-nos a vender com a mídia proposta, 20% da nova praia entre 15 de novembro e 30 de janeiro do ano seguinte, sob pena de perdermos a conta..

Entregamos o briefing ao Paixão Cortes que nos dava idéias e ele nos  aconselhou a um desenho animado  com uma criança olhando num binócluo (miragem)  com outros “niños” na praia e a mensagem: “Aqui terá parque de Diversões e  Campo de Futebol.”  No planejamento incluímos o lançamento na ARI e justificamos que lá era o palco para isso, pois os empreendedores de balneários estavam muito desacreditados e argumentamos que para falarmos com o Alberto André onde éramos  diretor de patrimônio, a Nova Tramandaí deveria doar 2 terrenos. O André concordou e a coletiva aconteceu com o atual ministro confraternizando com inúmeros comunicadores que aos sábados freqüentavam o Bar que hoje é o Encontro do Bem Érico Veríssimo.  A credibilidade da ARI resultou no  bumerangue da propaganda e 30 dias antes do prazo, o Dr.Padilha convidou a equipe de criação para uma peixada e foi para a cozinha. Como cliente nunca discutiu os preços internos do material de produção e nem das tabelas dos veículos, confiança total na agência.

O então empreendedor era uma pessoa alegre e  passou a freqüentar meu apartamento com a esposa e suas lindas filhas que brincavam com os meus dois “guris” na Comendador Coruja e me argüia das minhas idéias sobre propaganda social, Festival de Gramado, Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso em 65 que promovi como formando em Propaganda da FAMECOS/PUCRS, dos meus 4 diplomas universitários, liderança sindical, enfim, dissecava com categoria minha vida como se fosse do MP, CNI ou da Polícia Federal e jamais tocou em política.

Os terrenos da ARI, o Padilha recomprou  para ajudar a entidade que não podia construir.

Somos todos Propaganda.

*Publicitário e Jornalista

DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA NA PROPAGANDA AMERICANA

*João Firme

Convidado pelo departamento de Estado dos EUA depois de passar pelo FBI como estudante formando em propaganda em 1965 pela FAMECOS/PUCRS, fizemos um curso de imersão por 6 dias na Voice of America em Washington, condição” sine quanon ” para convidarmos Jacqueline Kennedy para inaugurar, no dia 15 de dezembro, a EFAP-Exposição dos Financiados da Aliança para o Progresso,  da qual eu o Marco Antônio Kraemer, ambos da Minuano Publicidade éramos os líderes eleitos pelos nossos colegas de curso.

Conhecemos Emilio Braier de Cachoeira do Sul, que era o diretor de 17 brasileiros jornalistas que trabalhavam  na grande emissora de 43 frequências em ondas curtas e tropicais (100 kilowates), que tinha  dois mil funcionários e, em determinados horários, apresentava  noticiários relacionados à educação, saúde, meio-ambiente, economia, turismo  e política para países diferentes no mundo.

No terceiro dia do curso  fui jantar na linda casa do Cachoeirense de origem alemã e seus dois meninos,  de mais ou menos 5 e 7 anos, que me agarravam e brincavam comigo como se eu tivesse idade de avô.

Sorvendo a erva-mate que não entope, que  o Paixão Cortes fazia propaganda para a Minuano, tive que lembrar  detalhes como ter sido retido por duas horas no Aeroporto de Kennedy em Nova York e de nada adiantaram os telefonemas do Emílio. que ficou apreensivo no aeroporto Thomaz Jeferson me aguardando com sua família. Meus carteiraços do Consulado de Porto Alegre, convite da USAID e identificação da ARI de nada adiantaram para a poderosa polícia aduaneira agrícola,superior ao FBI  na entrada de produtos agrícolas. Fui liberado duas horas após a análise de sangue com  o resultado negativo de maconha.

Perguntei ao Emílio por que aquele cartazete exposto na sala de visitas com DEUS. PÁTRIA E FAMÍLIA. Ele então  me contou uma história que seus “guris” não podiam brincar com os demais do seu condomínio horizontal: “Fui tirar satisfação de um vizinho da direita da minha casa, e surpreso fiquei sabendo que era porque eu não tinha religião e respondi que jornalista é independente e se me pedirem para escrever contra ou a  favor de Cristo eu faria isso.” –  E não deu outra João, voltei aos cultos da Igreja Luterana e passei a exercer minha fé em Deus que Ele nunca me abandonou e na minha pátria pela qual morremos, na esperança e na família convivendo em paz. Finalizamos o “papo” para uma feijoada com feijão preto que levei. Pedi para ir no domingo à Igreja com ele, apesar de ser católico e devoto  em Nossa Senhora Aparecida, que os pescadores conheceram na  rede recolhida cheia de peixes e São Francisco de Assis, que o Papa beijou-lhe os pés, porque fazia o bem sem pensar em si, eu frequentava  as luteranas e adventistas porque faziam Propaganda do Pregador do amor e da paz.

*Publicitário e Jornalista

A PROPAGANDA VIVE DE GRANDES IDEIAS

*João Firme

Os pensamentos de Albert Einstein e Thomas Edson foram lembrados por Washington Olivetto na solenidade de sua posse como Patrono da Edição Extra do Festival de Gramado na cidade do México no dia 16 de outubro de 2008 e do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado de junho de 2009. Outro evento da posse de Washington aconteceu no dia 30 de setembro de 2008 na Embaixada do Brasil.

Ele encantou empreendedores e publicitários com esta   afirmação: “Na propaganda, a imaginação supera a inteligência. O criativo tem mais ou menos 10% de imaginação(criatividade) e 90% transpiração (trabalho) e quem cria está idealizando.” E Olivetto disse mais: ” A ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade desenvolve uma grande ideia na América do Sul e Central na criação de uma identidade profissional na atividade publicitária.”

Por feliz coincidência, o embaixador Ivan Cannabrava, após ter empossado Clemente Câmara na presidência do Capítulo da ALAP do México, da Argentina, Colômbia, Costa Rica e Guatemala, deu este testemunhal: – Compartilhar, intercambiar experiências e conhecimentos com países-irmãos é uma prioridade para competir em um mundo globalizado.

E no final sublinhou na sua alocução que o Festival de Gramado é o mais importante evento de propaganda  no Brasil e tem o apoio do  Itamaraty.

*Publicitário e Jornalista

3º CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PUBLICIDADE DE 2018

*João Firme

Sob o  tema, o  Conhecimento é a maior Herança, a ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade. entidade de defesa de direitos sociais ligada à arte e à cultura, realizará em Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael, nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, Ano do Bem tem como fim primordial: Educar para a Vida. Todos desejamos a paz e muitos a constroem todos os dias através da Propaganda, que é a essência da liberdade de imprensa.

No momento em que o Brasil passa a ocupar o país dos latinos que não podem realizar sonhos de viver nos EUA, a sociedade tem que aperfeiçoar-se a si mesma, até chegar a ser o modelo que as gerações futuras haverão de admirar. Nossos irmãos de Cristóvão Colombo e Simon Bolivar agora estudam mais português do que inglês, pois novos horizontes estão no Brasil e em Portugal, nosso irmão de igual cidadania.

Na Propaganda na América, somos copiados no CONAR,  CENP, na Legislação Publicitária, Liberdade de Imprensa, Agronegócio. Produtividade, Qualidade, Cultura, Arte, na  Sustentabilidade Ambiental e  doravante, na nova Justiça do Trabalho que se voltou para os fatos sociais, atendendo aos anseios da sociedade.

Todos que colaboraram para a existência dessas ideias merecem nosso preito no 3º Congresso Latino-Americano de Publicidade, elevado empreendimento de igualdade, fraternidade, diversidade e superação da violência com responsabilidade social.Somos todos Propaganda.

*Publicitário e Jornalista

BANRISUL, O PRIMEIRO BANCO DA PROPAGANDA

*João Firme

Quem diria que como ex-bancário (trabalhei no Agrícola Mercantil na Rua da Praia como datilógrafo, deixando a instituição por ordem do psiquiatra), depois como líder sindical das agências de propaganda consegui a primeira Carta Patronal em 3l de março de 78, conforme a lei 4680/65. Tive que “pelear” como o Paixão Côrtes para abir conta no BANRISUL pois na época todos os Sindicatos e as Federações só podiam movimentar pela Caixa Federal e Banco do Brasil. Lembro de ter idealizado um artigo neste sentido e publicado no Jornal do Comércio.

Mas a história diz que reivindiquei o direito por ofício bem arrazoado ( aleguei a inconstitucionalidade da Normativa da Exclusividade) ao Ministério do Trabalho, que tinha como ministro o leopoldense Arnaldo da Costa Prieto e delegado regional, Celito De Grandi (que Deus os tenha nos céus), ambos competentes e ínclitos. Isto foi em 1981, quando chegou o despacho do ministro Prieto, autorizando as entidades sindicais a terem contas nos bancos estaduais. O Celito me ligou pela manhã, dando-me a informação, e já havia agendado audiência com o presidente Lemos, e à tarde fomos recebidos com alegria e champanha com a abertura da conta.

A ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade que nos foi presenteada pelo Chile, depois de 8 anos inerte em Santiago, comemora desde 3 de janeiro 30 anos de fundação no Brasil, com a primeira conta de entidade internacional de propaganda, design e digital.

O SINAPRO-RS, fundador da ALAP e da FENAPRO, que está no limiar dos seus 40 anos, é o primeiro a empunhar a bandeira Farroupilha para acreditar no Brasil e a investir no Rio Grande.

Somos todos Propaganda.

*Publicitário e Jornalista