ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artigos e Notícias

OS REIS MAGO E OS MOSQUETEIROS DA PROPAGANDA

Encontrei em meu baú . artigos  e entrevistas que os considerei exemplo de vida que eu os comparam  com os Magos e Mosqueteiros.

Roberto Duailibi ao receber a Medalha Mauricio Sirotsky Sobrinho no Festival de Gramado de 2007 deu esta joia de afirmação na Revista Advertising,edição 111:”Dediquei meu passado para a construção do meu futuro”. Para ele a função da publicidade é “tirar as pessoas de seus invólucros, de suas amarras e levá-las a assumir atitudes com relação à vida.” E assino embaixo o que o Duailibi tem feito pela propaganda, fundando a ALAP-Associação Latino-Americana em Santiago do Chile e me incluiu sem saber na diretoria como Secretário-geral. Foi Patrono do Festival de Gramado em Buenos Aires em 2006 na Embaixada do Brasil, Patrono do de Gramado em 2007, Patrono da Edição Extra  de 2012 em Montevidéu e 2014 na cidade do Panamá, Presidente do 20º  Festival Mundial de Publicidade de Gramado e este ano Patrono do núcleo da ALAP –Publicitários sem Fronteiras que será apresentado dia 8 de junho, às 8 horas no Café da Manhã no hotel Casa da Montanha. E já está de malas prontas para edição extra  de 2018 para promover o Brasil na nossa Embaixada em Washington.

Luiz Coronel em artigo na ZH, 22/5/2008: Nós os profissionais da propaganda do RS, sem que nosso Estado seja estrela de primeira grandeza na disponibilidade de recursos investidos em comunicação realizamos um bom trabalho. Enquanto RJ e SP administram catadupas de verbas, oriundas de contas de bebidas, celulares, automóveis, afora o manejo de verbas estatais, nós repartimos fatias menores do bolo. Temos nós mesmos,nós mesmos, de edificar nossos fatos,feitos e eventos.  Aí está o Festival Mundial de Publicidade de Gramado realizado nos anos ímpares e para não ficar”com as imensas mãos abanando” como disse o poeta Vinicius, edições extras no exterior desde 2004 quando começou na Embaixada do Brasil. Pincei do artigo desse cabedal de sabedoria e que enfrentou comigo algozes censores da propaganda: “Não será olhando, contemplando,que vamos alcançar os objetivos que justificam tão largo passo”.

Renato Castelo Branco, o maior conferencista do Festival de Gramado de 1981, fez uma avaliação  conforme matéria do Meio & Mensagem, 2ª quinzena de julho, Ainda há luz no fim do túnel.

Pois o pai do Hiran, nosso presidente internacional da ALAP que  inúmeras vezes na agência em SP nos servia cafezinho porque enquanto falávamos, deu este belo ensinamento em Gramado:”Mas por que não podemos fazer pela propaganda brasileira o que Villa Lobos fez pela música, Jorge Amado pela literatura, Di Cavalcanti pela Pintura? Isto é: atingir o universal através do regional”. Comenta o M&M que o grande momento nesse painel no Festival de Gramado de 81 foi quando ele colocou que as agências brasileiras terão que encontrar o caminho para se transformarem na ponta de lança da indústria e da economia nacional – como as grandes agências americanas o foram de seu país. “Com este pensamento, proponho, aqui e agora, que as principais agências nacionais se organizem em um “pool” para criar uma agência brasileira que atue nos mercados internacionais, para apoiar os interesses da nossa economia.

E entre os Reis Mago e os Mosqueteiros, gosto de ser seus  EMAÚS.

*João Firme
Publicitário e Jornalista

O RÁDIO NÃO MORRERÁ ENQUANTO A IMAGINAÇÃO HUMANA NÃO MORRER

*João Firme

 “ERA UMA NOITE ESCURA E TEMPESTUOSA”.

  Nas minhas leituras que a liberdade de imprensa  me proporciona, encontrei um anúncio criativo e lindo de morrer publicado na data de  21 de setembro de 1975 no  Dia do Rádio pelo meu inesquecível amigo Antônio Mafuz que teve seus tempos de Bil Gates  e de São Francisco.

“O Rádio liberta e estimula o teatro da imaginação, é palco para os melhores músicos do mundo e a maior arquibancada de esportes que se conhece.

Cada ouvinte é um co-produtor,desenha seus próprios figurinos,dirige a ação, escolhe o melhor ângulo,decide se é preto e branco ou colorido.

O Rádio é informação. O primeiro a dar as boas e más notícias.

Claro que as análises e os comentários  mais profundos dos jornais, as fotos impecáveis das revistas e a imagem de TV são de um fascínio e de uma importância inegáveis para a cultura humana.

Mas você está muito enganado se pensa que, por causa disso, o Rádio  vai morrer. O Rádio não morrerá  enquanto a imaginação humana não morrer.”

Recordo que neste Dia do Rádio recebi na  Itaí de Porto Alegre, às 23h, a visita de um jovem casal de Curitibanos  que veio me agradecer  por ter atendido o pedido da noiva bonita, com a  leitura de um poema de JG de Araujo Jorge com o fundo da música Orquídeas ao Luar no programa  Salão Grená que o Coli Filho da Rádio Tamoio me cedeu os direitos no RS.

 Nossa conversação de jovens românticos em  paz foi emocionante.

                                                 *Publicitário e Jornalista

                                                   alap@terra.com.br

GALO DE GRAMADO, AGORA É PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL DE GRAMADO

Luia Barbacovei,presidente da Câmara de Vereadores de Gramado e João Firme de Oliveira, fundador do Festival de Gramado e Secretário-geral da ALAP com o Galo de Gramado que agora é Patrimônio Histórico do Município de Gramado, sendo prêmio oficial do Município de Gramado em Cine/TV, Jornal, Revista, Outdoor, TV, Rádio e Web com  inscrição gratuita e julgamento online,a diferença no mundo.

No dia 7 de junho,às 14h o Legislativo de Gramado em Sessão Solene  homenageará a ALAP como entidade de utilidade pública de Gramado que está comemorando 30 anos.

AÇÃO SOCIAL DA ALAP NO DIA MUNDIAL DA PROPAGANDA FOI DESTAQUE NA REDE GLOBO E GLOBONEWS

Para ajudar o Instituto Ver, a ONG da Propaganda, iniciativa da ALAP,  fundada  em 2007 no Festival Mundial de Publicidade de Gramado, idealizamos o Cozinheiros da Solidariedade que há 6 anos vem sendo promovido no Dia Mundial da Propaganda, 4 de dezembro. Este evento para o bem reúne 10 profissionais de comunicação do mercado gaúcho que cozinham um prato para 10 pessoas, levam semi-pronto à noite para o Plaza São Rafael Hotel de Porto Alegre, 5 estrelas que se tornou parceiro nesse evento e servem para 150 pessoas da indústria da comunicação. Os convites são revertidos para o Instituto Ver. No evento é homenageado um comunicador de nome nacional e lançado o Festival de Gramado quando acontece nos pares como este de 2014 com Willy Haas Filho  que foi o Patrono do evento de 2015. Esta matéria saiu no Jornal da Noite da Rede Globo, na Globonews e no Bom Dia Brasil do dia 5 de dezembro. Vejam o vídeo:

2º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PUBLICIDADE

2º ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE PUBLICIDADE

Este evento, paralelo ao 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, acontecerá no dia 8 de junho das 12h às 15h no hotel Casa da Montanha, com três palestras de no máximo 20min, conforme o seguinte:

Liberdade de Imprensa: Sinval Icatacarambi Leão, presidente da Revista Imprensa, que está comemorando 40 anos de circulação.

 Causas e Concausas da Legislação da Propaganda, CONAR e CENP: Paulo Gomes de Oliveira, Jurista da Propaganda

Publicitários Sem Fronteiras voltados para a Responsabilidade Social:  Roberto Duailibi, fundador da DPZ e da ALAP, e presidente Emérito.

Eleição e Posse da ALALC –Associação Latino-Americana de Diretores Comerciais de Rádios.

Reservas de convites: eventos@ligaturismo.com.br

PUBLICISTAS LATINO-AMERICANOS HOMENAGEADOS DO 21º FESTIVAL DE GRAMADO 2017 – DIA  7 DE JUNHO, ÀS 19h30MIN, NA INAUGURAÇÃO.

EXTERIOR

Aric Ahmed Pimentel Jaén –  3DPublicidad1@Grupo Descaolzos   – Panamá

Francisco Samper – Mullen Lowessp3: francisco.samper@mullenlowessp3.com – Colômbia

Rafael Moura Saraiva – Revista Summa: rmora@revistasumma.com- Costa Rica

Enzo Bianchi – Ogilvy & Mather: enzo.bianchi@ogilvy.com – El Salvador

Oscar Amador, Presidente de Target Ogilvy Nicarágua –Nicaragua

Cecilia Koenig – Koenig  & Partners: cdkoenigpub.com – Ecuador

Guillermo Paz – Populicom: gpz@populicom.com – Porto Rico

Luiz Rivero – Corpom Digital: luis_rivero@yahoo.com – Venezuela

Juan Carlos Limón – Bypower: bypowe@mac.com – México

Regina Rozemnam – Consorcio Publicitario: ginar@consorciopublicitario.com – Bolivia

Manuel Madrid – DDB Guatemala: mmadrid@ddbcentro.com – Guatemala

BRASIL

Gilberto Braga de Melo – Companhia de Selva de Criação e Produção: giba@ciaselva.com.br – Acre

Patricia Lavènere – Artecetera Comunicação Integrada: patrícia@artecetera.com.br –Alagoas

Edmar Costa – Oana Comunicação: edmar@oana.com.br – Amazonas

Laura Passos – Engenhonovo Comunicação: laura@engenhonovo.com.br – Bahia

Agnelo Pacheco – Agnelo Pacheco Comunicação: agnelo@agnelo.com.br –Brasilia

Marcia Cristina Bentes Rios Travessoni – 333 Comunicação: Márcia@333propaganda.com.br – Ceará

Silvely C.Guaitoline Breciani – Aquatro Publicidade e Marketing:lili@aquatro.com – Espirito Santo

Raul Seabra Junior – Type Propaganda: raul@typepropaganda.com.br – Goiânia

Paulo Henrique Memória Mudança – 712 Propaganda e Marketing: paulo@712.com.br – Maranhão

André Vidigal Cavalcanti – LF Mercado: andre@lfmercado.com.br – Minas Gerais

Henrique Alberto de Medeiros Filho – Slogan Publicidade: diretoria1@sloganpublicidade.com.br – Mato Grosso do Sul

Claudio Gonçalves Cordeiro – Gonçalves Cordeiro Multiplataforma:cordeiro@goncalvescordeiro.com.br – Mato Grosso

Orly da Costa Bezerra – Griffo Comunicação e Jornalismo: orly@griffocom.com – Pará

Leonardo Vissoto dos Santos – Superliga66 Comunicação: leo@superliga66.com – Paraíba

Alfrizio Martins de Melo – Italo Bianchi Comunicação: alfrizio@italobianchi.com.br –Pernambuco

Bonifacio Cândido da Cunha Neto –S.A.Propaganda: boni@sapropaganda.com.br – Piauí

Elon Cesar Isfer Garcia – Elon Garcia Publicidade: elongarcia@elongarcia.com.br – Paraná

Glaucio Binder – Binder+FC Comunicação: glaucio@binder.com.br – Rio de Janeiro

Pedro Ratts de Rattis – Ratts Ratis Comunicação e Assessoria Empresarial: pedro@ratts.com.br –Rio Grande do Norte

Delmar Gentil – Dez Comunicação: delmar@dezcomunicacao.com.br –Rio Grande do Sul

Pedro Antònio Cherem Filho: MDO Comunicação e Inovação: cherem@mdo.com – Santa Catarina

Ehr Ray – Betc Havas: erh.ray@betc.com – São Paulo

Luciano Silveira – FLAP Comunicação: luciano@flapcomunicacao.com.br – Sergipe

Ricardo Borda Nascimento – Alto Astral Produções: rbnrr@msn.om – Roraima

Zelma Coelho – Public Propaganda e Marketing: zelmacoelho@agenciapublic.com.br – Tocantins


Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.

Este email está limpo de vírus e malwares porque a proteção do avast! Antivírus está ativa.

A ALAP ESTARÁ COMEMORANDO 30 ANOS E SUA ONG, INSTITUTO VER, 10 ANOS. P0R ISSO, HOMENAGEARÁ INÚMERAS ENTIDADES DE SERVIÇOS, JURÍDICAS, MÉDICAS E CIDADÃOS, DIA 9 DE JUNHO, NO 21º FESTIVAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO

CONHEÇA O INSTITUTO  VER NO SITE www.institutover.org.br que pode mudar a história de uma vida, e a trajetória da ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade, entidade sem fins lucrativos ,constituída por Publicitários Sem Fronteiras voltados para projetos sociais no site www.alap.com.br/artigos noticias.

Criado pela Plenna Comunicação

Criado pela Produtora G3

INSTITUTO VER EVITA POR ANO QUE 22 CRIANÇAS FIQUEM CEGAS, ECONOMIZANDO 16 MILHÕES E 500 MIL REAIS PARA PORTO ALEGRE

Os médicos oftalmologistas pediátricos Amadeu Vargas,Giovani Travi, liderados pela Rosane Ferreira,presidente da Sociedade  Brasileira de Oftalmologia Pediátrica nos solicitaram  que no Festival de Gramado de 2007 fosse constituído  o  Instituto Ver, voltado para a estimulação e reabilitação visual infantil,gratuitamente, em crianças com doenças congênitas como catarata, glaucoma e câncer de fundo de olho. e conquistar o Teste do Olhinho (reflexo vermelho), obrigando os hospitais a este procedimento.  Aceitamos o desafio e aconteceu.

Partimos para a luta com colegas voluntários e conseguimos o apoio do  Ministério Público, Lions, Rotary, Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, entidades de comunicação e veículos, e a lei do  Teste do Olhinho foi sancionada em 2008 em Porto Alegre e 2012 no RS.

A Rosane Ferreira,presidente do Instituto Ver que está lecionando oftalmologia para médicos do mundo na Johns Hopkins School of Medicine Top da Medicina Americana  quer que  a propaganda conquiste para milhares de cidades brasileiras e latinas leis do Teste do Olhinho e núcleos (casas)  de Estimulação e Reabilitação Visual Infantil para evitar a cegueira precoce.

Checando ,diz a Joana D’Arc da visão infantil, “ com  as doenças oculares mais comum que podem levar a deficiência visual severa e/ou cegueira, 22 crianças por ano nasceriam na capital gaúcha que poderiam ficar cegas antes da realização da sistemática do Teste do Olhinho e do tratamento imediato”.

Assim a cada ano, só em Porto Alegre, ocorre uma economia de 16 milhões e 500 mil reais,  graças ao Instituto Ver, diz a Rosane.

Comemoraremos os  10 anos  da trajetória crescente do Instituto Ver no  21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, de 7 a 9 de junho, que precisa para continuar seu trabalho de conscientização e da parceria dos seus fundadores,  ALAP, ABAP, FENAPRO, SINAPRORS, ARP e CNP.