ALAP | Associação Latino-Americana de Publicidade

Artigos e Notícias

A PROPAGANDA E A PUBLICIDADE DE GRAMADO

logo-jpeg

Desde junho de 1985, quando Roberto Marinho , Patrono do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, determinou que a Rede Globo de Televisão,  veiculasse em rede nacional, o comercial, no Jornal O Globo, o anúncio e as Rádios Globo do RJ e SP,  o spot,criados pelo presidente do evento Ernani Behs, diretor da Ogilvy & Mather de Porto Alegre e presidente da ABAP/RS, aconteceu uma virada extraordinária na propaganda de Gramado.

Ouvimos do fundador da Globo que as entidades de  de propaganda têm o dever de promover eventos voltados para o conhecimento e inovação para que os empresários invistam nos meios de comunicação para desenvolverem seus negócios, proporcionando com isso o fortalecimento da nossa atividade, a liberdade de escolha, expressão e de imprensa.

    Em  setembro de 2007,o cachoeirense Willy Haas Filho, diretor de negócios da Rede Globo, trouxe e entregou  para o Airton Rocha, presidente do Festival de Gramado do ano, uma fatura de veiculações de comerciais, cortesias à ALAP de R$3.500.000,00.

    A publicidade é a matéria divulgada pelos meios de comunicação e Gramado tem seu Festival do Cinema que premia artistas  e cineastas com o KIKITO  e promove a arte cinematográfica.

   No Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 1999, que teve como tema Liberdade Sem Fronteiras, o Ministro Sergio Amaral que organizou a distribuição de verbas públicas dos Ministérios, da Autarquias e Sociedades de Economia Mista, retirando a agência do governo EBN detenta, veio  representando o presidente Fernando Henrique Cardoso e como porta-voz do governo encerrou o evento com uma palestra excelente afirmando que tinha procedimento o pleito da ALAP que estava no Ministério da Economia para isentar a propaganda de produtos brasileiros e do turismo no exterior, da taxa de 15%, que a CACEX cobrava para o envio de dólares para pagamento de faturas de veiculações. Foi aplaudido de pé e no seu regresso fez um projeto de lei, encaminhando ao Senado, que em agosto do mesmo ano, promulgou uma lei dando fim a esta vexatória taxa.

   O hábil, simples,humilde e autêntico, Sergio Amaral foi promovido para Embaixador do Brasil na França e aceitou a proposta da ALAP para realizar a primeira Edição Extra nos anos pares no dia 23 de setembro de 2004, na Embaixada do Brasil em Paris com a parceria da Associação de Agências de Comunicação e Comunicadores –AACC, sem custos para a Embaixada e com os palestrantes voluntários, ente eles, o Governador Germano Rigotto, o Mauro Salles que foi Ministro das Comunicações   compareceu como Patrono da Edição Extra juntamente com Marcelo Serpa, presidente do júri de premiação de peças publicitárias profissionais e o Gilberto Leifert, presidente do CONAR, foi homenageado pela AACC, reconhecendo a entidade como a melhor Auto-Regulamentação no mundo e a TV Globo internacional como a mais conhecida da América Latina na Europa.

    Para Paris foram inúmeros publicitários  e jornalistas da Editora Referência de SP,  Press Advertisign do RS  e a CARAS fez uma festa em sua casa à noite do dia 22, enquanto que o Embaixador  Amaral,promoveu no dia 23 em sua residência um almoço com a presença do Governador Germano Rigotto,  Ministro da Cultura, Gilberto Gil,Gilberto Leifert, Mauro Salles, Jayme Sirotsky, então presidente da Associação Mundial de Jornais-WAN com sede na capital francesa e que estava apoiando a iniciativa da ALAP publicandona Revista da WAN em julho de 2004 um anúncio de página  da Edição Extra , Luiz Coronel ,presidente da ALAP,  Marcelo Serpa e o presidente da Edição Extra do Festival de Gramado, Reinaldo Lopes, da Escala Comunicação.

    E para surpresa de todos, compareceu o Padre Eloi,pároco  de Gramado, às 10 horas, na Embaixada, com mais dois acompanhantes para nos comunicar  que havia aceito o nosso desafio para celebrar uma  Missa de Ação de Graças aos profissionais de propaganda brasileiros na Catedral de Notre Dame no altar mor, às 12h do dia 23/7. E deixamos de ir ao almoço na residência do Embaixador para participar com a esposa do Governador Rigotto e o Alexandre Pradier, diretor de comunicação do governo do Estado. A igreja estava lotada com mais ou menos 3.ooo e nos emocionamos com a leitura do Evangelho em português pelo padre gramadense.

   O Embaixador Sergio Amaral, inaugurou a Edição Extra,às 15h, tecendo elogios à ALAP pela realização do Festival de Gramado, nos anos impares, desde 1975. Para alegria nossa o competente Sergio Amaral hoje é o nosso Embaixador em Washington, o maior país do planeta e temos convicção que nossas relações vão melhorar para empreendedores,exportadores e importadores. E por isso parabenizamos o Ministro José Serra que está à frente do Ministério de Relações Exteriores e o próprio Sergio Amaral que é nosso amigo.

   O Governador fez um belo pronunciamento,o Mauro Salles,um monumento da propaganda brasileira, foi muito aplaudido e o Marcelo Serpa apresentou com o cineasta gaúcho,Cicero Aragon,  os premiados internacionais de agências do Brasil, Argentina, Espanha,México, Japão e França.

   O Galo de Ouro de Gramado recebido por um representante da agência que tinha a conta do Clarín que foi especialmente à  Paris, foi estampado na primeira página do grande jornal argentino como o maior prêmio da propaganda na América Latina comprometendo a ALAP dar continuidade das Edições Extras em 2006,Buenos Aires; 2008 na cidade do México,Florença/Itália e em Tóquio/Japão; 2010 na Semana da Propaganda de Nova York/USA; 2012,Bogotá/Colômbia; 2014,Montevidéu/Uruguai e 2016 na cidade do Panamá.

   E agora chegamos ao 21º Festival de Gramado nos dias 7 a 9 de junho, presidido por Sergio Gordilho, co-presidente e CCC da agência Africa do Grupo ABC administrado por Nizan Guanaes,outro peso-pesado da propaganda.

Criados por Sergio Gordilho, estão sendo veiculados os anúncios de jornais , revistas, spots em rádios e em fevereiro entrará o comercial de TV em rede nacional.

E Gramado é hoje o maior ponto turístico de visitação do interior do Brasil, conforme pesquisa da Revista Viagem, graças a Propaganda e a Publicidade.

*  João Firme
Publicitário e Jornalista
alap@terra.com.br

OLHE MAIS PARA VOCÊ E PARA SUAS ATITUDES

DEFESA DA  SPR,  AGÊNCIA VOLUNTÁRIA DO  OTMISMO 2017

Trata-se de um anúncio que convoca o leitor a ser o agente de seu progresso através da força de seu próprio otimismo. Todos sabemos que crises acontecem por uma força de mimetização, onde nos sentimos impelidos a seguir o sentimento alheio. Muitas vezes, crises são movimentos de pessimismo são impensados e distantes da realidade. O que propomos no anúncio é uma mudança no olhar. “Olhe mais para você e para as suas atitudes”. Também, achamos muito legal o fato de estarmos publicando um anúncio com as letras invertidas. Trata-se de uma solução instigante e absolutamente inusitada. É incomum e por isso mesmo é forte. Portanto, temos um anúncio saliente, que vai atrair o olhar e vai provocar reflexão sobre nossa mensagem: você precisa ter força para superar este momento difícil. Você precisa estar inspirado. E: NADA É MAIS INSPIRADOR QUE O SEU OTIMISMO.

spr-0055-16_alap_anuncio_5colx171mm_zh

LAIRSON KUNZLER, UM COMUNICADOR NA HISTÓRIA DA NOSSA PUBLICIDADE

*João Firme

Uma vida pautada pela autenticidade e simplicidade foi assim a de Lairson. Conheci-o como empresário, promovendo semanalmente duas galinhadas noturnas na revenda Gaúcha Car, na Protásio Alves, e foi lá que comprei dois “fucas”,meus primeiros automóveis. Certo dia, um promotor de vendas, no ardor da falácia, declarou que ali se fazia um serviço de relações públicas com o lauto jantar de confraternização. Na época, o Conselho de RP cobrou-lhe um profissional formado e Lairson contratou o presidente do Sindicato da categoria,  respeitando a regulamentação, como administrador de empresas que era.

Na década de 1980, realizou-se em São Paulo, o Congresso Mundial de Publicidade, organizado pela IAA-International Advertising Association de Nova York e ABAP-Associação Brasileira de Agências de Publicidade.  Na presidência do SINAPRO-RS e na vice regional do Congresso, propus à Locarauto de Lairson o patrocínio do evento com 10 automóveis para o transporte dos conferencistas. Como  contrapartida,  um estande da empresa  com exclusividade no Ipirabuera. Ele  topou,  divulgando a Locarauto em São Paulo, seguida de agradecimentos por parte de dois pesos pesados da publicidade nacional na época,  Geraldo Alonso e Mauro Salles, presidente e vice-presidente respectivamente do Congresso.

Em 2012, decidi fazer uma chapa de consenso para a nova diretoria do SINAPRO a partir de 2013 e o primeiro colega a ser consultado foi Lairson,  que assumiu como Secretário-geral, tomando  posse em  4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda,no Plaza São Rafael, com Delmar Gentil na presidência; Alexandre Skowronsky,na vice ; Ligia Lirio na Tesouraria e mais 6 Conselheiros, eu inclusive. Nas reuniões de diretoria semanais desde março de 2013, Lairson sempre se destacou demonstrando conhecimentos e profissionalismo.

No mês de julho de 2012, solicitei à PAIM a cessão da réplica da peça premiada pela agência em Cannes para mostrar aos publicitários cubanos numa conferência que fiz em Havana sobre Publicidade Social em agosto do ano passado.  Lairson fez questão de entregar-me a peça na sede da ALAP, a qual está exposta na Associação dos Profissionais de Design Cubanos como uma obra de arte e criatividade da propaganda brasileira.

Em novembro de 2013, convidei-o para ser homenageado com o Mérito Publicitário no dia Mundial da Propaganda na ação social das entidades de propaganda (ALAP, ABAP, ARP e SINAPRO) no Plaza São Rafael Hotel, justificando a homenagem por ter colaborado com a propaganda brasileira no Congresso Mundial de Publicidade em São Paulo. Ele lamentou, informando que estaria no exterior e propôs recebê-la este ano no 4° Cozinheiros da Solidariedade que está programado para o dia 4 de dezembro no Plaza. O cenário urbano revela insegurança nos dias de hoje, até na volta para casa. Foi isto que lhe tirou a vida, o que pode acontecer com qualquer um de nós.  Espero poder estar aqui e cumprir o pedido de Lairson, prestando-lhe esta merecida  homenagem póstuma.

*Jornalista e Publicitário

COZINHEIROS DA SOLIDARIEDADE REALIZADO EM PORTO ALEGRE NA SEMANA DA PROPAGANDA FOI UM SUCESSO

alap_2

Na foto, a apresentadora voluntária da TV Pampa, Vera Armando; Fernando Silveira,presidente do SINAPRO-RS, recebendo das mãos de Gabrielle Ayres Torres de Oliveira, neta de João Firme, o Certificado de Cozinheiro Chef no dia 1º de dezembro de 2016, à noite no Plaza São Rafael Hotel e que contou com 12 cozinheiros comunicadores da indústria da comunicação de Porto Alegre que fizeram pratos deliciosos para 100 convidados do mercado com a venda  dos convites revertida para o Instituto Ver Hesíodo Andrade, uma ONG que faz  gratuitamente  estimulação e reabilitação visual em crianças com até 4 anos, portadoras de doenças congênitas da visão, como glaucoma, catarata e câncer de fundo de olho. (www.institutover.org.br).

A entidade tem sede na agência Martins+Andrade e foi fundada em 2006 pelo SINAPRO-RS, ALAP, ABAP/RS e ARP. Esteve presente e foi homenageado com o Mérito Publicitário da ALAP, Sergio Gordilho, co-presidente, CEO da agência Africa e presidente do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, de 7 a 9 de junho de 2017, com inscrições abertas no site: www.festivalgramado.com.br

 

6° COZINHEIROS DA SOLIDARIEDADE HOMENAGEOU COM O MÉRITO PUBLICITÁRIO DA ALAP, SERGIO GORDILHO

alap

Na foto  Sergio Gordilho com João Firme, secretário-geral da ALAP e fundador do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, evento que é realizado nos anos impares,desde 1975.

Airton Rocha, presidente do Conselho de Administração da ALAP, homenageou com o Mérito Publicitário da ALAP, Sergio Gordilho, co-presidente, CCO da agência Africa e presidente do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado agendado de 7 a 9 de junho de 2017. Esta entrega aconteceu no dia 1º de dezembro de 2016 no 6º Cozinheiros da Solidariedade realizado em Porto Alegre, no Plaza São Rafael Hotel.

Ao agradecer Sergio historiou que o Festival de Publicidade de Gramado lhe inspirou a ser publicitário, largando a faculdade de arquitetura. Completou, afirmando que os comunicadores vão assistir excelentes palestrantes do mundo que abordarão a transformação e a inovação. “A Africa com uma equipe e eu, estamos envolvidos no trabalho de aprimoramento da vigésima segunda edição de 7 a 9 de junho de 2017 que tenho a satisfação de presidir”

 

GOVERNADOR SARTORI DO RS CONFIRMOU PRESENÇA NA INAUGURAÇÃO DO 21° FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO.

Foi entregue dia 1º de dezembro de 2016 no Palácio Piratini pela ALAP, o convite para o Governador José Ivo Sartori inaugurar o 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado no dia 7 de junho de 2017, às 19h30min, no centro de convenções Serra Park.  O evento tem o apoio da ABAP, FENAPRO, ARP, CNP, ABRADI, ANER, ANJ e SINAPRO-RS. O Festival tem como  Presidente, Sergio Gordilho, co-presidente e CCO da agência Africa e patrono, Carlos Henrique Schroder, diretor geral da Rede Globo de Televisão. Também ficou acertado a realização do  3º  Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, no dia 9 de junho, iniciativa da ALAP com a organização da Secretaria de Comunicação do RS.

palacio

Na foto da esquerda para a direita, Henrique Zandoná, secretário adjunto da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (SECOM-RS), Cleber Bevegnú, Secretário de Comunicação do RS;  Airton Rocha, Presidente do Conselho de Administração da ALAP;  João Firme, Secretário-geral da ALAP  e fundador do Festival de Gramado; Governador José Ivo Sartori e Luiz Coronel, Conselheiro e Presidente Honorário da ALAP.

APRESENTAÇÃO DO TEMA E CAMPANHA DO 21º FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE 2017

FOI APRESENTADA  EM PORTO ALEGRE NO DIA 11 DE OUTUBRO PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ALAP , O TEMA E A CAMPANHA DO 21º FESTIVAL, QUE SERÁ REALIZADO NOS DIAS 7, 8 E  9 DE JUNHO DE 2017 NO SERRA PARK .

A CAMPANHA DE DIVULGAÇÃO, APRESENTADA POR ROBERTO ROGOSKI, DIRETOR DE CRIAÇÃO DA AFRICA, FOI APROVADA POR UNANIMIDADE COM MUITOS CUMPRIMENTOS A EQUIPE DA AGÊNCIA E A SERGIO GORDILHO, PRESIDENTE DO 21º FESTIVAL.

NA FOTO DA ESQUERDA PARA A DIREITA, A CONSELHEIRA ANDRESSA MARTINS, DIRETORA DE RELAÇÔES INTERNACIONAIS DA ALAP; ANTÔNIO ROBERTO ROGOSKI,DIRETOR DE CRIAÇÃO DA AFRICA; JOÃO FIRME, SECRETÁRIO-GERAL DA ALAP E FUNDADOR DO FESTIVAL DE GRAMADO; AIRTON ROCHA, PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA ALAP; ELIANA AZEREDO,DIRETORA DA CAPACITÁ EVENTOS, ORGANIZADORA DO FESTIVAL; SORAIA SESSIN, CAPACITÁ EVENTOS E ITAMAR GRAVEM ,CONSELHEIRO E DIRETOR DE MARKETING DO FESTIVAL MUNDIAL DE PUBLICIDADE DE GRAMADO DE 2017.

AS INSCRIÇÕES COMEÇARÃO EM DEZEMBRO PRÓXIMO PELO SITE www.festivalgramado.com.br

PAZ MERECE E NECESSITA RECURSOS

Acreditamos que a Educação para a Cultura de Paz é uma ferramenta útil e necessária para a prevenção da violência a nível local, nacional e mundial”. Em nome da ALAP-Associação Latino-Americana de Publicidade; ABAP-Associação Brasileira de Publicidade; FENAPRO-Federação Nacional das Agências de Propaganda; CNP-Conselho Nacional de Publicidade; ABRADI-SP -Associação Brasileira Digitais; ANJ-Associação Nacional de Jornais; ANER-Associação Nacional de Editores de Revistas; ARP -Associação Riograndense de Propaganda; SINAPRO-Sindicato das Agências de Propaganda no Estado do Rio Grande do Sul e ALAPCOMM-Associação Latino-Americana de Professores de Comunicação e Marketing, todas com sede no Brasil,  estamos iniciando mundialmente com o apoio, o movimento 1% Para a Paz, para promover o investimento direto em Ações para a Cultura da Paz.

No site www.1parapaz.org em português,espanhol e inglês tem matéria do Congresso Mundial 1% Para a Paz realizado em setembro em Florianópolis.

Guillermo Caro,um dos líderes do movimento, 20 anos criativo da Ogilvy & Mather de Buenos Aires vai falar 15 minutos sobre 1% Para a Paz no 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 2017, no dia 9 de junho. Ele é o presidente da ALAP/Argentina,junto com outro líder,Jorge Carcavallo, representante da ALAP na capital portenha.