
Em comemoração ao Dia do Soldado, foi realizada em sua véspera nesse sábado (24 de agosto) mais uma edição do Encontro do Bem na Churrascaria Laçador, em Porto Alegre. A reunião-almoço foi promovida pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade) em conjunto com o Instituto Ver Hesíodo Andrade. O Subchefe da Comunicação Social da Brigada Militar, Major Fábio da Silva Schmitt, representou a corporação no evento.
O poeta e publicitário Luiz Coronel, presidente honorário da ALAP, deu as boas-vindas aos presentes citando o talento, a persistência e a sorte como os três itens necessários para o sucesso. Ele fez uma crítica à atual polarização política que toma conta do país. “O lado vermelho se diz isento de responsabilidade e inocente das acusações. O lado direito quer escrever a história com o cano da pistola e louva a violência”, lamentou Coronel, que não deixou de lado sua posição quanto às queimadas na Amazônia. “Somos o país mais viável no mundo. Quando fui à Espanha, olhava pra aquela paisagem parda e sentia saudade do verde exuberante do Brasil. Não devemos esperar que a esperança vire cinzas”, declarou, concluindo que, sem a bondade humana, nada se constrói. “Precisamos provar que o bem é mais vigoroso e consistente. O mal está apenas guardando o lugar para o bem”, exclamou, citando o escritor Guimarães Rosa.

A desembargadora Vania Cunha Mattos, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), destacou os projetos sociais apoiados pela Justiça do Trabalho, que envolvem a conscientização das crianças portadoras do autismo e da importância da doação de órgãos. “Temos duas turmas do Projeto Pescar fiscalizadas pelo Tribunal. Damos a possibilidade de melhoria da condição social para pessoas muito carentes”, disse, enaltecendo, por exemplo, a recente entrada de uma ex-aluna do programa na Faculdade de Direito da UFRGS. Vania recebeu do presidente do Instituto Ver e secretário-geral da ALAP, João Firme de Oliveira, os Certificados Paixão Côrtes Celestial e Galo de Paris, este referente à Edição Extra do Festival de Publicidade de Gramado realizado em 21 de setembro de 2018 na capital francesa.
Uma das entidades beneficiadas pelo TRT4 é a ViaVida – Pró-Doações e Transplantes, que esteve representada no Encontro do Bem pelo Presidente do Conselho Consultivo, Clóvis Xavier da Silva. Ele divulgou o programa de doações que permite que a ViaVida abrigue as pessoas que esperam por transplantes, através da adoção de leitos por 75 reais, procurando manter a meta de 600 hóspedes mensais. “Um óbito pode salvar oito vidas”, resumiu.

O empresário Humberto Ruga compareceu em nome da ONG Parceiros Voluntários e do Banrisul. Outra autoridade presente foi Márcio Bins Ely, presidente do CRECI-RS (Conselho de Imóveis do Rio Grande do Sul) e vereador por Porto Alegre. Já o diretor-presidente do Grupo M. Stortti, Maurênio Stortti, apresentou seu filho Matheus, estudante de Direito da Unisinos que será o encarregado de realizar para a ALAP mediações e arbitragem para a solução rápida de conflitos. A coordenadora de eventos do Cerepal (Centro de Reabilitação de Porto Alegre) Maura Rosa falou do show beneficente que acontecerá no Teatro do Sesi na próxima segunda-feira (26 de agosto) às 20h. O espetáculo, cujo ingresso custa R$ 25,00 e pode ser adquirido na bilheteria do teatro, contará com artistas como Guri de Uruguaiana, Nenhum de Nós, Neto Fagundes, Cris Pereira, Serginho Moah, entre outros.
Texto e fotos: Marco Maciel (jornalista)
Galeria de fotos no Facebook da ALAP ou no Instagram da ALAP